A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de uma rede colaborativa de professores do Centro de Educação, está implementando o Projeto Reajaí (Rede de Educação e Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas) para combater o analfabetismo em Natal. Iniciado em 2022, o projeto tem previsão de duração até 2025.
O Reajaí adota a pedagogia de Paulo Freire como base para suas práticas educativas, visando conectar as experiências de vida dos alunos ao processo de aprendizagem.
“O nosso objetivo é conectar as experiências pessoais e comunitárias dos educandos à aprendizagem, fortalecendo capacidades individuais e coletivas”, afirma o professor Alessandro Augusto de Azevedo, coordenador do projeto. “Queremos que os educandos se percebam como protagonistas de sua trajetória escolar e cidadã”, completa.
O projeto envolve estudantes universitários de diversas licenciaturas, que atuam como educadores, voluntários ou bolsistas. A participação de voluntários externos também é incentivada, desde que alinhados com a metodologia freireana e em diálogo constante com a coordenação pedagógica. As turmas são formadas a partir de demandas identificadas pelos estudantes ou sugeridas por organizações não governamentais, sindicatos e movimentos sociais, com um mínimo de dez educandos por grupo.
Atualmente, o Reajaí mantém oito turmas ativas em diferentes bairros de Natal e em instituições parceiras:
- Jardim Progresso: Igreja de Nossa Senhora do Rosário (terças e quintas, 19h-21h). Estudante responsável: Maria Eduarda dos Santos Ferreira.
- Centro de Cidadania LGBTQIAP+: Av. Nascimento de Castro, Lagoa Nova (segundas e quartas, 14h-15h30). Estudante responsável: Ingrid Maria Medeiros de Lima Silva.
- Terceirizados da UFRN: Laboratório de Linguagens, Sala 402 do Bloco de Aulas do Centro de Educação (segundas, terças e quintas, 17h-18h30). Estudantes responsáveis: Luciene Ferreira de Souza e Isabella Emanuelle Cortês Caldas Barbosa.
- ONG Atitude e Cooperação: Felipe Camarão (terças e quintas, 8h30-10h). Estudantes responsáveis: Elainne Fernandes e Emilly Domingos da Silva.
- Turma Nísia Floresta: Conselho Comunitário Mestre Lucarino, Planalto (terças, quartas e quintas, 19h30-21h). Estudante responsável: Julia Lopes Marques.
- Turma Santos Reis: Santuário Santos Reis (terças e quintas, 19h-21h). Estudante responsável: Perikles Knox Figueira.
- Turma Mãe Luíza: Casa do Bem (segundas, terças, quintas e sextas, 19h-20h30). Estudante responsável: Jéssica Galdino.
- Turma Alfa (população em situação de rua): Unidade de Acolhimento Institucional 24h, Alecrim (terças e quintas, 18h-19h30). Estudante responsável: Haysa Fonseca de Farias.
As aulas são realizadas em horários flexíveis, adaptados à disponibilidade dos alunos, em espaços como igrejas, centros comunitários, ONGs e dependências da UFRN. “O diálogo com as histórias de vida dos participantes enriquece o processo pedagógico e cria um ambiente de aprendizado mútuo”, ressalta Alessandro.
Para participar como educador voluntário ou inscrever novos alunos, os interessados devem procurar diretamente a coordenação do Projeto Reajaí, no Centro de Educação da UFRN, ou enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Além de combater o analfabetismo, o projeto é uma oportunidade para estudantes e voluntários desenvolverem habilidades pedagógicas essenciais para sua formação acadêmica e profissional.
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