NatalEducação
Tendência

Natal vai acabar com o sorteio de vagas para creches municipais em 2025, diz secretária

Atualmente, a rede municipal de ensino de Natal conta com 74 Centros de Educação Infantil e 73 escolas de ensino fundamental, totalizando 147 unidades que atendem aproximadamente 60 mil estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação de Natal informou que, em 2025, não haverá mais sorteio de vagas para creches municipais, uma mudança aguardada pelas famílias da capital. A decisão foi motivada por um esforço em ampliar a rede de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), visando resolver a falta de vagas, especialmente nos bairros com maior demanda. Em anos anteriores, cerca de mil crianças ficavam sem vagas nas creches próximas às suas residências, o que gerava insatisfação e desafios para as famílias.

A secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, declarou que a suspensão do sorteio é viável graças à entrega e ampliação de novas unidades. “Nós entregamos o Cmei Francisca Anastácia há duas semanas, com mais cinco salas de aulas para creches. Então, serão mais 200 novas vagas. Vamos entregar o Cmei do Guarapes, que também é grande, com bastante vagas para crianças de creches”, afirmou.

Ela também mencionou avanços na Escola Municipal Padre Thiago Thiesen: “Vamos entregar a segunda etapa da Escola Municipal Padre Thiago Thiesen, que também vai contemplar a Educação Infantil, porque a primeira etapa contempla o Ensino Fundamental”. No Cmei na Vila de Ponta Negra, quatro novas salas estão em andamento para atender à demanda da região.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Natal conta com 74 Centros de Educação Infantil e 73 escolas de ensino fundamental, totalizando 147 unidades que atendem aproximadamente 60 mil estudantes. O calendário escolar de 2025 já está definido, com as aulas previstas para iniciar no dia 18 de fevereiro. O processo de matrículas, segundo a secretária, começará na segunda quinzena de novembro. “Os pais devem ficar atentos. Apesar da divulgação que vai acontecer, a partir da segunda quinzena de novembro, nós estaremos divulgando o calendário das matrículas, ressaltando que começando com o público da educação especial”, reforçou Cristina Diniz.

Além disso, o programa Pré-Escola para Todos, que consiste em uma parceria com escolas particulares para suprir a demanda excedente, será mantido. A secretária informou que a continuidade do programa se dá pela incerteza quanto ao volume de matrículas para o próximo ano: “Continua, sim, até porque não temos noção da demanda que vai nos buscar para o ano de 2025. Somente após a etapa da matrícula, nós vamos ter a noção e aí o programa continua podendo ser ampliado para atender as demandas da rede, que nos procura”, finalizou.

Rede de creches em Natal amplia vagas e retira sorteio para 2025
Rede de creches em Natal amplia vagas e retira sorteio para 2025 –

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.