Educação

Mesas do G20 beneficiam escolas públicas do Rio

Doze escolas municipais do Rio de Janeiro receberam como doação o mobiliário utilizado na Cúpula do G20, realizada em novembro. A iniciativa, que visa melhorar a infraestrutura das instituições de ensino, distribuiu 116 carteiras duplas, totalizando 232 posições, provenientes das mesas modulares usadas pelos chefes de Estado e líderes das maiores economias do mundo na plenária da cúpula.

Entre as escolas contempladas está o Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Medalhista Olímpico Lucas Saatkamp, localizado na Maré. A escolha dessa escola se deve à vitória de seus alunos em um concurso de curtas-metragens sobre o G20, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Comitê Rio G20. Como prêmio, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e conhecer os locais utilizados durante a cúpula.

Além do GET Medalhista Olímpico Lucas Saatkamp, as seguintes escolas municipais, todas com nomes de países, também foram beneficiadas: Escola Municipal Canadá (Estácio), Escola Municipal República Argentina (Maracanã), Escola Municipal Suécia (Pilares), Escola Municipal Chile (Olaria), Escola Municipal França (Piedade), Escola Municipal Bélgica (Guadalupe), Escola Municipal Honduras (Praça Seca), Escola Municipal Costa do Marfim (Realengo), Escola Municipal Venezuela (Campo Grande), Escola Municipal Japão (Santa Cruz), e Escola Municipal Costa Rica (Ilha do Governador). A Escola Municipal Canadá foi a primeira a receber as novas mesas.

Essa doação faz parte de uma iniciativa maior de distribuição de mobiliário escolar. Em fevereiro, um primeiro lote de 177 carteiras, provenientes da mesa da plenária da Reunião de Chanceleres na Marina da Glória, foi doado para ginásios educacionais olímpicos (GEOs). Em agosto, mais 48 carteiras, utilizadas na reunião da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no Galpão da Cidadania, foram destinadas a escolas bilíngues, incluindo os GETs Afonso Várzea, Epitácio Pessoa e Aleksander Henryk Laks (com foco em inglês, alemão e espanhol, respectivamente), o Ciep Samuel Wainer e a Escola Municipal Orsina da Fonseca (com ensino de mandarim), e a Escola Municipal Professora Didia Machado Fortes (com ensino de francês).

O G20, principal fórum de cooperação econômica internacional, reúne Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia e União Africana. Os membros representam aproximadamente 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial. As reuniões do G20, que ocorreram ao longo do ano, culminaram na reunião de cúpula nos dias 18 e 19 de novembro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.