Educação

MEC e Fiocruz lançam Rede Nacional de Cursinhos Populares com foco no Enem

O Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), anunciou a abertura das inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) a partir desta terça-feira, 22 de abril. A iniciativa tem como objetivo selecionar 130 propostas de cursinhos populares gratuitos, destinados a preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares de acesso ao ensino superior. Muitos estudantes buscam alternativas gratuitas para se preparar, como a Rede Emancipa, que oferece cursinho pré-Enem gratuito em Natal.

O edital completo da chamada pública nº 01/2025 da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) está disponível no site da Fiocruz.

As inscrições, abertas até 6 de maio, serão realizadas por meio do portal Prosas. A prioridade será dada aos cursinhos que não recebem apoio financeiro direto ou indireto. A lista de inscritos será divulgada em 7 de maio no portal do MEC. É importante lembrar que o Enem 2025 já está com o período de isenção da taxa de inscrição aberto, uma oportunidade para muitos estudantes.

A CPOP visa oferecer suporte técnico e financeiro para estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, com foco em negros, indígenas e pessoas com deficiência, que almejam ingressar no ensino superior. As propostas dos cursinhos deverão estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e ao conteúdo programático do Enem, exigindo uma carga horária mínima de 20 horas semanais. Além disso, devem incluir atividades complementares voltadas à promoção da saúde, formação antirracista, anticapacitista e promoção da cidadania. O MEC também estendeu o prazo para a regulação do EAD, mostrando seu compromisso com a educação em diferentes modalidades.

Hugo Silva, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), enfatiza a importância dos cursinhos populares como espaços de resistência e luta pela democratização do acesso ao ensino superior. Segundo ele, esses espaços, juntamente com as políticas de cotas, são fundamentais para construir estratégias e ferramentas que impulsionem a educação superior para a juventude periférica. O Inep também abriu prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025, facilitando o acesso de mais estudantes.

O ciclo 2024-2025 da rede conta com um investimento inicial de R$ 24,8 milhões, que beneficiará 130 cursinhos já no primeiro ano, alcançando até 5.200 estudantes em todo o Brasil. A previsão é que, até 2027, o investimento totalize R$ 99 milhões, com o apoio a cerca de 324 cursinhos populares.

Os principais objetivos da Rede Nacional de Cursinhos Populares são:

  • Fortalecer cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários;
  • Elaborar orientações focadas no Enem para a estruturação e a implementação de ações de formação nos cursinhos da Rede;
  • Preparar os estudantes, ampliando a possibilidade de acesso ao ensino superior, principalmente de pessoas negras e indígenas;
  • Contribuir para retomada do interesse do jovem brasileiro pelo Enem, que voltou a crescer em 2023;
  • Contribuir para a ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.