O Ministério da Educação (MEC), por meio do ministro Camilo Santana, divulgou o possível cronograma para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2025. As datas foram informadas durante um evento em Brasília que abordou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, divulgados recentemente.
É importante ressaltar que as datas apresentadas ainda não são oficiais, dependendo da publicação dos editais de cada programa.
Prouni
As inscrições para o Prouni estão previstas para ocorrer entre 24 e 28 de janeiro. A primeira chamada será divulgada em 26 de fevereiro, e a segunda, em 26 de março. Candidatos interessados em participar da lista de espera poderão manifestar seu interesse nos dias 26 e 27 de março.
Fies
Para o Fies, o período de inscrições está previsto para 4 a 7 de fevereiro. Os resultados serão divulgados em 18 de fevereiro, e a convocação da lista de espera terá início em 25 de fevereiro.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já está com inscrições abertas desde o dia 17 de janeiro, seguindo até o dia 21 do mesmo mês. O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 26 de janeiro. Assim como no ano anterior, o Sisu terá apenas uma edição, concentrada em janeiro, sem o processo seletivo que tradicionalmente ocorria no meio do ano.
Calendário do Sisu:
Inscrições: 17 a 21 de janeiro
Resultados da 1ª chamada: 26 de janeiro
Matrículas: 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
Como se inscrever no Sisu
O candidato deve acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Para se inscrever é necessário ter realizado o Enem 2024, não ter zerado na redação e não ter participado do exame na condição de treineiro.
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá:
1. Login: acessar a página do Sisu e clicar em “Fazer Inscrição”, e em seguida, em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”.
2. Dados: confirmar seus dados para contato.
3. Inscrição: escolher até duas opções de curso na tela “Minha inscrição”.
4. Pesquisa de Vagas: pesquisar as vagas disponíveis por município, instituição ou curso, atentando-se ao número de vagas, modalidades e regras do processo seletivo de cada universidade.
5. Detalhes das Vagas: conferir detalhes das vagas e modalidades disponíveis ao clicar no curso desejado.
6. Modalidade: escolher a modalidade desejada, verificando as informações exigidas para comprovação das ações afirmativas.
7. Confirmação: confirmar os dados do curso e modalidade escolhidos, e verificar a documentação exigida para matrícula.
8. Conclusão da Inscrição: conferir as informações da opção escolhida na tela “Minha inscrição”.
9. Notas de Corte: acompanhar as notas de corte dos cursos na Classificação Parcial durante o período de inscrição, lembrando que as notas são oscilantes.
Resultados do Enem 2024 e instabilidade no Site
Os resultados do Enem 2024 foram divulgados no dia 13 de janeiro, e podem ser acessados na Página do Participante. Para acessar as notas, é necessário utilizar o login gov.br, informando CPF e senha.
No entanto, muitos candidatos relataram dificuldades para acessar seus resultados devido a instabilidades no site. A página apresentou mensagens de erro e, em alguns casos, impossibilitou o login. Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não se pronunciou sobre a instabilidade e a previsão de normalização do acesso.
Utilização do Enem:
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo aos participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, além de possibilitar financiamento e bolsas privadas. O exame também é aceito em diversas instituições internacionais. As provas do Enem 2024 foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, com uma versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) nos dias 10 e 11 de dezembro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.