O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em colaboração com a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH),lançou um programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) que oferece 840 vagas para jovens potiguares. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de março.
A iniciativa visa capacitar jovens de 13 municípios do estado, proporcionando qualificação profissional e melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Os interessados, com idade entre 16 e 35 anos e que tenham concluído o ensino fundamental, podem se inscrever através do portal Jovem Potiguar. Algumas formações específicas podem exigir a maioridade como critério de participação.
O processo de inscrição requer o preenchimento de um formulário online com dados pessoais, incluindo nome completo, CPF, número de celular e e-mail. Candidatos também deverão informar sobre a conclusão do ensino fundamental, situação como egresso do sistema socioeducativo, identidade de gênero e, se possuírem, o número do CadÚnico.
Para o curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, destinado a jovens da agricultura familiar, será necessário apresentar uma declaração de vínculo com sindicato ou cooperativa do setor.
Distribuição das vagas
As vagas estão distribuídas em diversos campi do IFRN, que recentemente IFRN define FUNCERN como banca organizadora de concurso para professor, com início das aulas previsto para abril de 2025 e conclusão entre junho e agosto do mesmo ano. Confira a distribuição:
- Apodi: Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas (200h) – 30 vagas (Vespertino)
- Canguaretama: Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local (200h) – 30 vagas (Vespertino)
- Caicó: Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiente Local (200h) – 30 vagas (Noturno); Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (200h) – 30 vagas (Noturno); Desenvolvedor de aplicativos para mídias digitais (240h) – 30 vagas (Matutino)
- Ceará-Mirim: Montador e Reparador de Computadores (200h) – 30 vagas (Noturno)
- Currais Novos: Montador e reparador de computadores (200h) – 30 vagas (Noturno); Auxiliar de cozinha (220h) – 30 vagas (Noturno); Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiente Loca (200h) – 30 vagas (Noturno)
- João Câmara: Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (200h) – 30 vagas (Matutino); Vendedor (200h) – 30 vagas (Vespertino)
- Jucurutu: Programador web (200h) – 30 vagas (Matutino)
- Lajes: Montador e Reparador de Computadores (200h) – 30 vagas (Matutino); Vendedor (200h) – 30 vagas (Vespertino)
- Mossoró: Auxiliar de Manutenção Predial (200h) – 30 vagas (Matutino e Noturno); Eletricista de sistemas de energias renováveis (200h) – 30 vagas (Matutino)
- Natal: Auxiliar de Manutenção Predial (200h) – 30 vagas (Noturno); Eletricista de sistemas de energias renováveis (200h) – 30 vagas (Noturno); Editor de vídeo (200h) – 60 vagas (Noturno); Agente cultural (200h) – 30 vagas (Noturno)
- Parnamirim: Eletricista de sistemas de energias renováveis (200h) – 30 vagas (Matutino); Programador web (200h) – 30 vagas (Matutino)
- Santa Cruz: Vendedor (200h) – 30 vagas (Noturno); Montador e reparador de computadores (200h) – 30 vagas (Noturno)
- São Paulo do Potengi: Auxiliar de manutenção predial (200h) – 30 vagas (Noturno); Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas (200h) – 30 vagas (Matutino)
A idade mínima para a maioria dos cursos é de 16 anos, com exceção de algumas formações que exigem 18 anos.
Seleção e próximos passos
A lista de pré-inscritos e o resultado do processo seletivo serão divulgados no portal do Programa Jovem Potiguar, em 24 de março.
O projeto Jovem Potiguar, resultado da parceria entre o IFRN, o Ministério do Trabalho e Emprego e a SEMJIDH, busca atender 1.500 jovens em todo o estado. Além da qualificação técnica, a iniciativa visa estimular a formação política e o desenvolvimento de projetos de vida criativa, seguindo as diretrizes do Programa Manuel Querino, que promove a qualificação social e profissional para o acesso e a permanência no mercado de trabalho.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.