Educação

Enem 2024: Reaplicação das provas de Matemática e Ciências da Natureza

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. As provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias foram aplicadas para candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde durante a aplicação regular, ocorrida em 10 de novembro.

Os portões foram abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília), com o início das provas às 13h30. O tempo regular para a realização das provas foi até as 18h30, com acréscimo de uma hora para candidatos com aprovação em pedidos de tempo adicional.

O INEP recebeu 10.219 solicitações de reaplicação para o ENEM 2024, aprovando 1.023. A reaplicação também incluiu os 97.016 inscritos no ENEM para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (ENEM PPL) 2024, em 785 municípios em todos os estados e no Distrito Federal.

A análise demográfica dos inscritos no ENEM PPL revelou uma distribuição etária significativa: 46,2% dos candidatos têm entre 21 e 45 anos; 41,6% estão na faixa dos 18 aos 30 anos; 9,6% entre 46 e 59 anos; 1,6% com mais de 60 anos; e 0,9% com menos de 18 anos. Um total de 1.374 candidatos teve aprovado o pedido de atendimento especializado.

Na terça-feira (10), candidatos da reaplicação e do ENEM PPL realizaram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação, cujo tema foi “Desafios para a Valorização da Arte de Periferia no Cenário Cultural Brasileiro”.

Criado em 1998, o ENEM avalia o desempenho escolar ao final da educação básica e serve como principal porta de entrada para a educação superior no país, sendo usado para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também é aceito em instituições privadas brasileiras e em países de língua portuguesa com acordos com o Brasil. Estudantes que não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.