O Brasil participou pela primeira vez do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) em 2023, revelando dados preocupantes sobre o desempenho dos alunos brasileiros em matemática. A avaliação, realizada em agosto e setembro, contou com a participação de 72 países e avaliou estudantes do 4º e 8º ano do ensino fundamental em matemática e ciências.
Os resultados foram alarmantes. Mais da metade dos estudantes do 4º ano (51%) se situou abaixo do nível mínimo considerado aceitável em matemática. No 8º ano, esse número saltou para 62%. Em ciências, a situação também é crítica: 39% dos alunos do 4º ano e 42% dos alunos do 8º ano ficaram abaixo do nível mínimo de proficiência. Em contraste, apenas 1% dos estudantes brasileiros alcançaram o nível máximo em ambas as disciplinas, em ambos os anos avaliados.
Pontuações e Níveis de Proficiência: O TIMSS utiliza uma escala de pontuação dividida em quatro níveis: baixo (a partir de 400 pontos), intermediário (475), alto (550) e avançado (625). No 4º ano, a média brasileira em matemática foi de 400 pontos e em ciências, 425 pontos, enquanto a média internacional ficou em 503 e 494 pontos, respectivamente. No 8º ano, o Brasil obteve 378 pontos em matemática e 420 pontos em ciências, contra uma média internacional de 478 pontos em ambas as áreas.
O que os resultados significam? No 4º ano, o nível básico de matemática esperado inclui habilidades como adição e subtração de números inteiros com até três dígitos, multiplicação e divisão de números inteiros de um dígito e resolução de problemas com enunciados simples. Em ciências, o conhecimento básico esperado engloba informações sobre plantas, animais, meio ambiente, características da Terra, suas mudanças ao longo do tempo e seu clima. A grande maioria dos alunos brasileiros não demonstrou dominar sequer esses conhecimentos básicos.
Comparação Internacional: Em relação aos demais países participantes, o Brasil obteve posições inferiores à média. No 4º ano, entre 58 países, o Brasil ficou em 51º lugar em ciências e 55º em matemática. No 8º ano, com 42 países participantes, o país ficou em 33º lugar em ciências e 41º em matemática, ficando atrás de países como Chile, Espanha, Portugal, Canadá, Coreia do Sul e Finlândia, mas à frente de Marrocos.
Escopo da Pesquisa: Participaram do TIMSS no Brasil 44.900 estudantes: 22.130 do 4º ano, de 796 escolas públicas e privadas, e 22.770 do 8º ano, de 849 instituições de ensino. Além disso, 904 professores de matemática e 916 de ciências responderam a questionários.
Contexto: O TIMSS, organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), avalia o desempenho de estudantes em matemática e ciências desde 1995, a cada quatro anos. A aplicação das provas foi eletrônica, com duas sessões de 36 minutos para o 4º ano e duas sessões de 45 minutos para o 8º ano.
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