A Caixa Econômica Federal deu início nesta quarta-feira, 15 de janeiro, ao período de aditamentos contratuais do Novo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Novo Fies) para o primeiro semestre de 2025. Os estudantes têm até o dia 31 de maio para realizar as alterações necessárias em seus contratos.
Segundo a Caixa, aproximadamente 133 mil alunos estão aptos a realizar as manutenções contratuais obrigatórias. Esses aditamentos podem ser feitos através do portal SifesWeb ou pelo aplicativo FIES CAIXA, disponível para dispositivos Android e iOS.
O aplicativo permite acesso a diversas funcionalidades, como a consulta de dados contratuais, emissão de boletos, realização de aditamento de renovação, solicitação de suspensão temporária, e visualização das parcelas.
Quais alterações podem ser feitas?
Entre as alterações que podem ser solicitadas estão:
- Renovação semestral
- Suspensão temporária
- Transferência de curso
- Transferência de instituição
- Encerramento antecipado do contrato
Para efetivar qualquer alteração, é crucial que os estudantes estejam em dia com suas obrigações financeiras perante o Fies. Conforme as regras do programa, os contratos entre alunos e a Caixa devem ser atualizados semestralmente. A renovação é iniciada pela instituição de ensino e precisa ser validada posteriormente pelo estudante.
Quem precisa fazer o aditamento?
A Caixa informou que “todos os estudantes que possuem contrato de financiamento do Novo Fies em fase de utilização e que já tenham realizado os aditamentos dos semestres anteriores, ou tenham efetivado o contrato no segundo semestre de 2024, devem realizar o aditamento no primeiro semestre 2025”.
Em caso de dúvidas, a recomendação é que os estudantes procurem as instituições de ensino superior. Além disso, os serviços também estão disponíveis no site SifesWeb, onde os alunos podem gerenciar seu financiamento de forma online e segura.
O MEC divulgou datas prováveis para Prouni e Fies do primeiro semestre de 2025.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.