Economia

Varejo registra crescimento de 0,4% em outubro, segundo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (12) os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), revelando um crescimento de 0,4% no volume de vendas do comércio varejista em outubro, em comparação com setembro. Este resultado marca a segunda alta consecutiva do setor, que já havia registrado um aumento de 0,6% no mês anterior.

Comparação Anual e Acumulada: Em comparação com outubro de 2022, o varejo apresentou um expressivo crescimento de 6,5%, representando o 17º resultado positivo consecutivo do setor. O acumulado do ano de 2023 alcançou 5%, enquanto o acumulado em 12 meses registrou uma alta de 4,4%.

Desempenho Setorial: A análise por setor mostra um cenário diversificado. Seis das oito atividades pesquisadas apresentaram crescimento entre setembro e outubro: móveis e eletrodomésticos (7,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,7%); tecidos, vestuário e calçados (1,7%); combustíveis e lubrificantes (1,3%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%); e livros, jornais, revistas e papelaria (0,3%).

Segundo o pesquisador do IBGE, Cristiano Santos, "O setor de móveis e eletrodomésticos foi o que teve maior alta em outubro, refletindo os dois meses anteriores de queda. Ao longo do ano, o segmento apresenta uma volatilidade alta, com maior amplitude tanto de altas quanto de baixas, mais intensa do que a dos demais setores".

Por outro lado, duas atividades registraram queda: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,5%).

Varejo Ampliado: O varejo ampliado, que inclui os segmentos de materiais de construção e vendas de automóveis e peças, apresentou crescimento de 0,9% entre setembro e outubro. Este resultado foi impulsionado principalmente pelo desempenho do setor de veículos e motos, peças e partes, com uma alta de 8,1%. Os materiais de construção registraram um crescimento mais moderado, de apenas 0,7%.

Similarmente ao varejo tradicional, o varejo ampliado também apresentou crescimento nas comparações anuais e acumuladas: 8,8% na comparação com outubro de 2022, 4,9% no acumulado do ano e 4,3% no acumulado de 12 meses.

Receita Nominal: A receita nominal do comércio varejista também apresentou resultados positivos. Houve alta de 0,9% na comparação com setembro, 11,9% em relação a outubro de 2022, 8,8% no acumulado do ano e 8% no acumulado de 12 meses. O varejo ampliado também apresentou crescimento na receita nominal: 1,4% na comparação com setembro, 13,5% em relação a outubro de 2022, 7,9% no acumulado do ano e 7,2% no acumulado de 12 meses.

*Agência Brasil

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.