Economia

Turismo rural familiar pode ter incentivo fiscal com novo projeto de lei

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1761/23, que propõe equiparar as receitas de serviços de hotelaria e turismo rural, quando explorados por famílias, às receitas da atividade rural. O objetivo é oferecer benefícios fiscais como a dedução de despesas e investimentos no cálculo do Imposto de Renda (IR), diminuindo a carga tributária desses empreendimentos.

A medida altera a Lei 8.023/90, que trata da cobrança de IR sobre a atividade rural. O deputado Marco Brasil (PP-PR) é o autor do projeto, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Paulo Litro (PSD-PR).

Impacto e Objetivos

Segundo o deputado Paulo Litro, a aprovação do projeto pode impulsionar o desenvolvimento das regiões rurais e formalizar os negócios existentes, reduzindo a informalidade. Ele argumenta que os serviços de hotelaria em propriedades rurais são receitas acessórias, mas estão diretamente ligados às atividades principais, como agricultura e pecuária. "Os serviços de hotelaria nessas propriedades constituem receitas acessórias, mas vinculadas a atividades principais como agricultura e pecuária", afirmou o relator.

Tramitação e Próximos Passos

O Projeto de Lei já havia sido aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Agora, o texto segue para análise em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovado nessas comissões, o projeto seguirá para votação pelos deputados e senadores. O projeto visa estimular o turismo rural e a agricultura familiar, importantes para a economia do país, e reduzir a informalidade nesses empreendimentos.

Benefícios da Medida

A equiparação das receitas de turismo rural e hotelaria à atividade rural proporciona um tratamento tributário diferenciado, permitindo que os empreendimentos familiares rurais possam deduzir despesas e investimentos, impactando positivamente sua lucratividade e capacidade de reinvestimento. Essa medida também busca incentivar a formalização desses negócios, contribuindo para a geração de empregos e renda nas áreas rurais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.