A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras, concluiu a fase de negociação comercial para a aquisição de quatro navios da classe Handy. A negociação foi firmada com o consórcio formado pelos estaleiros Ecovix, de Rio Grande (RS), e Mac Laren, de Niterói (RJ). O negócio, que envolve embarcações de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto, visa um incremento de 25% na capacidade logística da companhia.
O acordo foi finalizado na última sexta-feira (20), com o consórcio apresentando um preço de US$ 69,5 milhões por navio. A assinatura do contrato está agendada para o início de 2025, marcando o pontapé inicial do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras (TP 25). Paralelamente, a Transpetro planeja lançar um novo edital para a aquisição de oito navios gaseiros.
Segundo a Petrobras, esta fase representa um marco para o programa TP 25, que busca aumentar o transporte de derivados na costa brasileira. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, enfatizou a importância do programa para a capacidade logística da empresa, ressaltando a redução da exposição às oscilações dos custos de afretamento. “O programa da Transpetro é essencial para o Sistema Petrobras e um grande reforço para a nossa capacidade logística, garantindo o aumento do transporte de derivados na costa brasileira e reduzindo nossa exposição às oscilações dos custos de afretamento, principalmente desse tipo de unidade, que têm baixa liquidez no mercado. A Petrobras e a Transpetro estão comprometidas com a aceleração do desenvolvimento do país e esse programa de ampliação da frota própria comprova isso”, afirmou Chambriard.
A retomada da aquisição de navios no Brasil pela Transpetro ocorre após um hiato de dez anos. A expectativa é que o TP 25 eleve em, no mínimo, 25% a capacidade logística da companhia.
Os navios Handy incorporarão soluções para maior eficiência energética e menor emissão de gases do efeito estufa. As embarcações poderão operar com bunker ou biocombustíveis, com o objetivo de reduzir em 30% as emissões em comparação com a frota atual.
O programa, lançado em julho deste ano, prevê a aquisição de 25 navios de cabotagem, priorizando as demandas de transporte de produtos da Petrobras. Além dos Handy, a Transpetro planeja adquirir gaseiros e embarcações de médio porte. 16 desses navios já estão previstos no Plano Estratégico da Petrobras.
Em janeiro de 2025, está previsto o lançamento da segunda licitação do programa, de caráter público e internacional, para a aquisição de oito navios gaseiros, tanto pressurizados quanto semi-refrigerados. O modelo semi-refrigerado permitirá que a Transpetro expanda os tipos de gases transportados. Os gaseiros terão capacidade entre 7 mil e 14 mil toneladas de porte bruto.
Para junho de 2025, a Transpetro planeja a divulgação de outro processo licitatório para a aquisição de quatro embarcações de médio porte (MR1).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.