A Receita Federal deposita nesta segunda-feira (31) um novo lote de restituições da malha fina do Imposto de Renda, beneficiando 120.039 contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco. O pagamento também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, serão pagos R$ 253,88 milhões, sendo que R$ 168,86 milhões serão destinados a contribuintes que têm prioridade no reembolso. O valor será depositado diretamente na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF.
Quem recebe a restituição neste lote?
Entre os contribuintes que terão o dinheiro na conta, 75.790 informaram a chave Pix (CPF) ou usaram a declaração pré-preenchida, o que garante prioridade no recebimento.
Além deles, fazem parte da lista de prioridades:
✔ 16.215 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
✔ 4.013 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério;
✔ 3.163 idosos acima de 80 anos;
✔ 2.405 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Os demais 18.453 contribuintes incluídos no lote são aqueles que não informaram a chave Pix e não se enquadram nas categorias prioritárias.
Como consultar se sua restituição foi liberada?
A consulta pode ser feita de forma simples, acessando o site da Receita Federal:
1️⃣ Entre na página da Receita Federal;
2️⃣ Clique em “Meu Imposto de Renda”;
3️⃣ Acesse “Consultar Restituição”.
Também é possível verificar a situação pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.
O que fazer se não receber o pagamento?
Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração (por exemplo, se a conta estiver desativada), o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O contribuinte pode agendar o crédito para outra conta bancária acessando o Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento nos números:
📞 4004-0001 (capitais)
📞 0800-729-0001 (demais localidades)
📞 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
Caso o resgate não seja feito dentro de um ano, será necessário solicitar a restituição no Portal e-CAC, acessando a opção “Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária”.
Ainda na malha fina? Saiba como regularizar sua situação
Se o contribuinte não estiver na lista de pagamentos deste mês, pode verificar sua situação no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
Ao acessar o portal, é possível consultar o extrato da declaração e verificar se há alguma pendência. Caso identifique problemas, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar a inclusão nos próximos lotes de restituição.
Fique atento e consulte a Receita Federal para garantir que sua situação esteja regularizada e sua restituição seja liberada o quanto antes! 🚀
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.