A Receita Federal anunciou o calendário de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, com o primeiro lote de pagamentos programado para 30 de maio, coincidindo com o término do prazo para a entrega da declaração. Os contribuintes que tiverem direito à restituição receberão os valores em cinco lotes, distribuídos entre maio e setembro.
Confira as datas de liberação de cada lote:
1º lote: 30 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro
A restituição do Imposto de Renda é a devolução dos valores pagos a mais pelo contribuinte ao longo do ano-calendário (neste caso, 2024). Esse valor é retido na fonte pagadora – como empresas e órgãos públicos – e, caso o contribuinte declare corretamente e tenha pago mais imposto do que o devido, a Receita Federal realiza a devolução. Vale lembrar que a entrega da declaração do IRPF 2025 já está a todo vapor.
Prioridades no recebimento
A Receita Federal estabelece prioridades para o pagamento da restituição, contemplando:
- Contribuintes com mais de 80 anos;
- Contribuintes acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo Pix como forma de restituição.
- Contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
- Demais contribuintes.
Em caso de empate nos critérios de prioridade, terá preferência o contribuinte que entregou a declaração primeiro. A correção dos valores da restituição é feita com base na taxa Selic, a partir da data limite para a entrega da declaração. Fique atento, pois a Receita Federal também paga restituições da malha fina, então confira se você está apto a receber.
Como consultar a restituição
A consulta sobre a liberação da restituição pode ser feita uma semana antes do pagamento de cada lote, no site da Receita Federal. Os pagamentos são realizados sempre no último dia útil de cada mês.
Para verificar se você está apto a receber a restituição, siga estes passos:
Acesse o site Meu Imposto de Renda e clique em “Consultar a Restituição”.
Para uma consulta simplificada, acesse diretamente este link e informe o CPF, o ano de exercício da declaração (2025) e a data de nascimento.
Para informações mais detalhadas, acesse o portal e-Cac. Nele, é possível verificar o status da declaração, identificar pendências ou divergências e verificar se a declaração está na malha fina. O e-Cac também permite a retificação de erros na declaração. O acesso requer uma conta Gov.br de nível prata ou ouro. E, se você busca ajuda para declarar, fique sabendo que a faculdade oferece atendimento gratuito em Natal para declaração do Imposto de Renda.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.