Economia

Proex: equalização de juros para exportações é estendida para fase pré-embarque

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, na última quinta-feira (19), uma importante mudança no Programa de Financiamento às Exportações (Proex): a equalização de juros agora poderá ser aplicada também na fase pré-embarque das mercadorias. Anteriormente, o benefício do Proex só era concedido após o embarque dos produtos ou o faturamento dos serviços.

A equalização de juros, realizada pelo Tesouro Nacional, tem como objetivo cobrir a diferença entre as taxas de mercado e as taxas subsidiadas oferecidas em linhas de crédito, como o próprio Proex. Essa medida visa tornar o financiamento mais acessível para os exportadores brasileiros, fomentando o comércio exterior. Segundo o Ministério da Fazenda, a extensão do benefício para o período pré-embarque será especialmente vantajosa para empresas de pequeno e médio porte, que muitas vezes enfrentam dificuldades para obter crédito antes de concretizar a venda para o exterior.

Em nota, o Ministério da Fazenda destacou que “Com a nova medida aprovada pelo CMN, os períodos de equalização alinham-se à possibilidade de equalização prévia à exportação. A instituição desse tipo de financiamento é um importante instrumento para exportadores com acesso restrito a outras fontes de financiamento na fase pré-embarque”. A pasta também garantiu que a medida não acarretará aumento nos gastos do governo, já que está dentro dos limites orçamentários estabelecidos para a modalidade Proex Equalização.

Riscos e Responsabilidades

Apesar dos benefícios, a nova medida também estabelece responsabilidades para os exportadores. Caso a exportação não seja realizada na data prevista, o beneficiário deverá reembolsar à União os valores recebidos pela equalização pré-embarque, com as devidas correções monetárias. Além disso, um atraso superior a 15% da operação resultará na suspensão da participação do exportador em novas operações do Proex por um período de cinco anos.

Histórico do Proex

O Proex, criado em 2001, tem como meta principal apoiar as exportações de bens e serviços brasileiros, oferecendo financiamentos em condições competitivas no mercado internacional. Por meio da equalização das condições de crédito, o programa busca equiparar as oportunidades para os exportadores brasileiros, evitando conflitos com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O
CMN ajusta juros do Fundo do Clima, em outra decisão recente. O programa Proex busca apoiar as exportações, assim como o BNDES libera R$ 1,1 bilhão para Embraer impulsionar exportação de jatos. O Brasil também tem batido recorde em exportações de café em 2024.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.