A produção de bicicletas no Brasil apresentou resultados contrastantes em 2024. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), divulgados em 13 de dezembro, a fabricação de bicicletas convencionais registrou uma queda significativa até novembro.
O total de unidades produzidas até novembro foi 24,1% inferior ao mesmo período de 2023. Somente em novembro de 2024, foram produzidas 29.451 bicicletas, representando uma redução de 17,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior e 13,4% em comparação a outubro de 2024. Apesar disso, a Abraciclo afirma que o desempenho está alinhado com as projeções para o ano. É importante comparar esse cenário com o da produção industrial brasileira como um todo, para entender melhor o contexto econômico.
O destaque positivo, no entanto, ficou por conta do segmento de bicicletas elétricas.
Crescimento expressivo das elétricas
A produção de bicicletas elétricas apresentou um crescimento de 46,8% em comparação com 2023. De janeiro a novembro de 2024, foram fabricadas 16.845 unidades, o maior número já registrado pelas empresas associadas ao Polo Industrial de Manaus (PIM). Atualmente, as bicicletas elétricas representam 4,9% do total de unidades fabricadas em todas as categorias, um aumento considerável em relação aos 2,6% registrados em 2023. Este crescimento contrasta com os desafios enfrentados por outras indústrias, como a Tesla com a produção do Cybertruck.
Tipos de bicicletas e distribuição regional
Em relação aos modelos, a mountain bike (mtb) liderou a produção, com 191.716 unidades, correspondendo a 56,1% do total. Em seguida, ficaram os modelos urbano/lazer (67.055 unidades, 19,6% da produção) e as bicicletas infantojuvenis (54.699 unidades, 16% da produção).
A distribuição geográfica da produção mostrou que a região Sudeste concentrou a maior parte da produção, com 182.904 unidades (53,6% do total). O Nordeste produziu 55.650 unidades (16,3%), seguido pelo Sul (45.560 unidades, 13,9%), Norte (28.817 unidades, 8,4%) e Centro-Oeste (28.515 unidades, 8,4%). A produção de bicicletas, assim como a de motocicletas, reflete a dinâmica econômica regional.
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