Economia
Tendência

Plataforma Cidade de Angra dos Reis estende operação no pré-sal até 2030

A plataforma de produção de petróleo Cidade de Angra dos Reis, pioneira em grandes operações no pré-sal da Bacia de Santos, teve sua vida útil estendida por mais cinco anos. A informação foi divulgada pela Petrobras, líder do consórcio que explora o Campo de Tupi, situado a 300 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

A unidade, do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), é uma estrutura flutuante que realiza a produção, armazenamento e transferência de óleo. Em operação desde outubro de 2010, a plataforma possui capacidade para produzir mais de 50 mil barris de petróleo por dia. A Petrobras formalizou um aditivo contratual com as empresas Tupi Pilot MV 22 B.V. e Modec Serviços de Petróleo do Brasil Ltda para garantir a continuidade das operações até 2030.

A prorrogação do contrato possibilita a implementação de melhorias que visam aumentar a confiabilidade e a eficiência da produção, manter a integridade da plataforma, garantir a segurança das operações e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. De acordo com a Petrobras, “a celebração destes aditivos está aderente ao Plano de Negócios 2025-2029 e reforça o compromisso da Petrobras e de seus parceiros com a continuidade e expansão de suas operações no campo de Tupi”.

O consórcio de Tupi planeja o descomissionamento da plataforma em 2030. Segundo a Petrobras, o processo de descomissionamento ocorre quando as instalações de produção atingem o fim de sua vida útil ou quando a capacidade produtiva dos campos se torna economicamente inviável.

Produção no pré-sal

A entrada em operação da plataforma Cidade de Angra dos Reis é considerada um marco na produção do pré-sal no Brasil. O pré-sal é uma área de reservas de petróleo localizada em profundidades de 5 mil a 7 mil quilômetros abaixo do leito marinho, o que equivale aproximadamente à altitude do ponto mais alto da Cordilheira dos Andes.

Em 2024, o pré-sal impulsionou o petróleo como o principal produto de exportação do país. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre janeiro e novembro, o Brasil produziu 36,9 milhões de barris de petróleo por dia (Mbbl/d), com 71,5% provenientes do pré-sal. No segundo semestre do ano, esse percentual atingiu 80,3%. Os dados da ANP podem ser consultados no boletim de novembro. Além da Bacia de Santos, a Bacia de Campos também é uma importante região produtora.

O consórcio de Tupi é composto pela Petrobras (67,216%), Shell (23,024%), Petrogal (9,209%) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA), que representa o governo brasileiro (0,551%).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.