A Petrobras recuperou o posto de ação mais recomendada nas carteiras de investimento para abril, segundo um levantamento do Broadcast Investimentos que consultou 13 das principais corretoras e bancos de investimento. Dez instituições financeiras demonstraram preferência pelos papéis da estatal.
O Itaú, que liderou as indicações em março, caiu para a segunda posição em abril, passando de 11 para 9 recomendações. Um aspecto notável deste mês é a estabilidade observada nas composições das carteiras, com quatro casas mantendo inalteradas suas recomendações – destas, três ajustaram apenas o peso de cada ativo no portfólio.
Destaques do Ibovespa
Entre as ações de maior peso no Ibovespa, a Vale se destacou com um salto do sexto para o terceiro lugar, impulsionada por seis recomendações de compra. A Eletrobras também recebeu o mesmo número de indicações.
O Santander ressaltou que a valorização da Vale está atrelada a diversos fatores, incluindo:
- Retomada da atividade industrial na China.
- Recuperação dos preços do minério de ferro.
- Distribuição de dividendos e programas de recompra de ações.
- Potencial destravamento de valor com a venda minoritária da divisão de Metais Básicos.
A Ativa Investimentos, ao justificar sua recomendação para a Eletrobras, mencionou a finalização do acordo de arbitragem com o governo, que confirmou o status da empresa como de capital disperso. Segundo a instituição, apesar de ruídos recentes, como a nomeação de Guido Mantega para o conselho fiscal, a empresa agora tende a refletir seus fundamentos com maior precisão. Esse cenário de investimentos pode impactar o dólar e outros mercados.
Outras recomendações
Na quarta posição, com cinco indicações cada, figuram Copel, Cury, Equatorial e JBS. A JBS apresentou uma leve queda em relação ao mês anterior, enquanto Cury e Equatorial ganharam espaço nas carteiras recomendadas.
O BTG Pactual, em sua carteira 10SIM para abril, demonstra otimismo com o segmento de moradias de baixa renda e incluiu a Cury entre suas indicações. A instituição destaca a acessibilidade facilitada pelo programa ‘Minha Casa Minha Vida’. Segundo o BTG Pactual, a Cury tem apresentado resultados operacionais e financeiros sólidos, com crescimento nos lançamentos e vendas, além de aumento no lucro por ação em 2024.
A Terra Investimentos, ao comentar sobre a Equatorial, mencionou sua forte atuação na distribuição de energia e a recente entrada no setor de saneamento. A empresa também tem realizado investimentos robustos em revitalização e expansão de ativos, especialmente em Goiás. Apesar do aumento do endividamento, a Terra Investimentos acredita que a Equatorial possui grande potencial de valorização.
Com quatro recomendações cada, aparecem as ações da Prio, Telefônica Brasil (Vivo), Sabesp, Suzano e WEG. Ao todo, 55 empresas foram listadas nas principais carteiras recomendadas para abril, totalizando 131 indicações entre os bancos e corretoras.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.