Economia
Tendência

Pequeno alívio: Aneel define bandeira amarela para novembro

As condições de geração de energia no país melhoraram e, com isso, foi possível passar da bandeira vermelha, patamar 2, para a bandeira amarela agora em novembro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta sexta-feira (25), a decisão de aplicar a bandeira amarela nas contas de luz em novembro. A medida representa uma redução significativa nas tarifas, aliviando o bolso dos consumidores. Atualmente, em outubro, está em vigor a bandeira vermelha no patamar 2, que é a mais alta.

A mudança significa que a cobrança passará dos atuais R$ 7,877 por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, referente à bandeira vermelha patamar 2, para R$ 1,885 por 100 kWh consumidos com a bandeira amarela. A nova tarifa estará em vigor a partir de 1º de novembro e será aplicada em todo o território nacional, exceto no estado de Roraima, que não faz parte do Sistema Interligado Nacional de energia.

A Aneel justificou a decisão citando a melhora nas condições de geração de energia no país. Contudo, o órgão alertou que as previsões de chuvas para as próximas semanas ainda estão abaixo da média histórica, o que pode demandar o uso adicional de usinas termelétricas. “Apesar da melhora das condições de geração da energia no país, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores“, declarou a Aneel em comunicado oficial.

Histórico das Bandeiras Tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores o custo real da geração de energia no Brasil. Em períodos de baixa pluviosidade, o custo sobe, pois é necessário acionar as usinas termelétricas, que têm um custo operacional mais elevado. Desde abril de 2022 até julho de 2024, o país se manteve na bandeira verde, o que indica condições favoráveis de geração de energia sem custos adicionais.

No entanto, em agosto de 2024, a bandeira amarela voltou a ser aplicada, seguida pela bandeira vermelha no patamar 1 em setembro, e, em outubro, a situação piorou, levando à bandeira vermelha no patamar 2. A mudança prevista para novembro é um reflexo das condições mais favoráveis, embora ainda haja incerteza quanto às chuvas nos próximos meses.

O impacto direto das bandeiras tarifárias no bolso do consumidor é significativo. A mudança de uma bandeira vermelha patamar 2 para uma amarela representa uma redução no custo adicional por consumo de energia, tornando a conta de luz mais acessível para milhões de brasileiros. Mesmo com a melhora anunciada para novembro, a Aneel continua monitorando de perto as condições climáticas e hídricas para avaliar futuras alterações no sistema tarifário.

Conta de luz mais cara bandeira vermelha patamar 2 vai entrar em vigor
Imagem de Colin Behrens por Pixabay

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.