O Polo Sebrae de Energias Renováveis e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) firmaram uma importante parceria para fortalecer o setor de energias renováveis, especialmente entre micro e pequenas empresas.
O acordo de cooperação técnica, assinado durante o 4º Encontro Nacional da Absolar em São Paulo, prevê ações conjuntas para impulsionar a inovação e a competitividade no setor. A iniciativa, denominada “Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis no Brasil”, busca criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios sustentáveis.
Tecnologias em foco: A parceria contempla a integração e o desenvolvimento de tecnologias complementares à energia solar fotovoltaica, incluindo usinas híbridas, sistemas de armazenamento de energia elétrica, produção e armazenamento de hidrogênio, e microrredes. O objetivo é ampliar as oportunidades para as pequenas empresas que atuam ou pretendem atuar neste mercado.
Ações previstas: O Polo Sebrae de Energias Renováveis terá a responsabilidade de coordenar as ações do acordo, aproximando as pequenas empresas da Absolar. A instituição também se compromete a auxiliar na prospecção de oportunidades de negócios e na articulação de políticas públicas que melhorem a competitividade do setor, além de dinamizar o ambiente de negócios em regiões com atividades relacionadas ao setor solar fotovoltaico e tecnologias sinérgicas.
Importância da parceria: Para João Hélio Cavalcanti, diretor Técnico do Sebrae-RN, “A parceria com a Absolar representa um momento estratégico, um momento importante para o sistema Sebrae de assumir com a associação alguns compromissos do desenvolvimento dessa relevante cadeia produtiva, com geração de trabalho e renda e também, principalmente, com o clima”.
Lorena Roosevelt, gestora do Polo Sebrae de Energias Renováveis, destaca a importância da iniciativa para o planejamento estratégico do Polo entre 2025 e 2027, enfatizando ações em ambiente de negócios, articulação política, intercâmbio de conhecimento, qualificação da governança e acesso à tecnologia de ponta. Ela ressalta que “A geração de energia limpa e renovável é um dos principais fatores para redução das emissões de CO₂ e para atração de investimentos para o país no âmbito da economia verde”.
Fábio Krieger, gerente de Competitividade Setorial do Sebrae Nacional, reforça a relevância da parceria para o fortalecimento do setor de energias renováveis no Brasil, com foco na energia solar, considerando-a fundamental para a sustentabilidade do país e como motor de competitividade e inovação para as pequenas empresas.
Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar, celebra a parceria de longa data com o Sebrae e destaca o Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis como um ambiente propício para gerar oportunidades para pequenos negócios. Ele afirma: “Nosso objetivo central é ampliar e aprofundar o trabalho conjunto para promover a adoção dessas soluções pelos pequenos negócios, aumentando sua competitividade e sustentabilidade nos custos com energia elétrica, além de gerar empregos verdes e fortalecer as economias locais”. Esta parceria segue a linha de outras iniciativas bem-sucedidas, como a descrita na matéria sobre como o Sebrae e Absolar unem forças para impulsionar energias renováveis em pequenos negócios.
Sobre o 4º Encontro Nacional da Absolar: O evento anual reúne representantes da cadeia de valor solar fotovoltaica para discussão de tendências de mercado e normas regulatórias do setor.
A Absolar, com 11 anos de atuação, é uma associação sem fins lucrativos que representa a cadeia fotovoltaica brasileira.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.