A Nestlé iniciou o recolhimento de 20 lotes do produto infantil “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon, nos sabores morango e banana e laranja e banana, após identificar níveis elevados de aflatoxinas em análises de rotina. Essas substâncias são produzidas por fungos em ambientes quentes e úmidos e podem causar problemas de saúde, incluindo danos ao fígado, caso sejam consumidas em excesso.
A empresa especificou os lotes impactados e orienta os consumidores a verificarem a data de validade nos rótulos:
- “Meu Primeiro Lanchinho – Snack Morango e Banana”, com vencimento em 01/05/2025, 01/06/2025 e 01/07/2025:
- 42391228 E1, 42391228 E2, 42401228 E1, 42401228 E2, 42411228 E1, 42411228 E2, 42461228 E1, 42471228 E1, 42471228 E2, 42481228 E1, 42481228 E2, 42491228 E1, 42501228 E1, 42901228 E1, 42911228 E1.
- “Meu Primeiro Lanchinho – Snack Laranja e Banana”, com vencimento em 01/06/2025:
- 42531228 E1, 42531228 E2, 42541228 E1, 42541228 E2, 42551228 E1.
Segundo a Nestlé, nenhum outro produto ou lote da marca foi afetado.
O que são aflatoxinas?
As aflatoxinas são toxinas naturais produzidas por fungos, como o Aspergillus flavus, que podem contaminar alimentos durante o armazenamento em condições inadequadas. Apesar de o nível encontrado nesses produtos estar abaixo do necessário para causar reações agudas, o consumo prolongado pode representar riscos à saúde, especialmente para crianças.
Em comunicado, a Nestlé reforçou que as quantidades detectadas estão “muito abaixo” do limite que poderia causar efeitos imediatos. “Para a intoxicação aguda, seria necessário o consumo diário de 18kg de produto (ou 508 pacotes de 35g) por um período de 1 a 3 semanas. Portanto, não se prevê toxicidade aguda para os consumidores-alvo”, esclareceu a empresa.
Medidas adotadas pela Nestlé
O recall está sendo realizado em coordenação com as autoridades competentes, e a Nestlé informou que está comprometida em garantir a segurança e a confiança dos consumidores. A orientação da empresa é que os consumidores que possuam produtos dos lotes indicados não os consumam.
Para devolução gratuita e reembolso, os clientes devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelos seguintes canais:
- E-mail: [email protected]
- Telefone: 0800-761-2500 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
Essa medida busca assegurar que os produtos não sejam consumidos, reforçando o compromisso da Nestlé com os padrões de qualidade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.