Economia

Mercados financeiros: pacote fiscal e decisão da Opep+ dominam cenário

Dados relevantes para os mercados financeiros serão divulgados hoje: a balança comercial de outubro e os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA. A reunião da Opep+ também está no foco, com expectativas de prorrogação dos cortes na produção de petróleo até o primeiro trimestre de 2025.

No Brasil, a atenção se concentra na aprovação de urgência para dois projetos do pacote fiscal, em tramitação na Câmara dos Deputados, e na possível tributação de lucros e dividendos acima de R$ 50 mil, com alíquotas propostas entre 7,5% e 10%. A votação da urgência foi desbloqueada após a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitar esclarecimentos ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre novas regras para emendas parlamentares. O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, concederá entrevista coletiva após participar de evento do JPMorgan.

No mercado externo, as bolsas europeias apresentam leve alta, com Frankfurt batendo recordes impulsionado por um aumento de 5,7% nas encomendas industriais alemãs. O euro valoriza-se com a expectativa de corte moderado nos juros pelo Banco Central Europeu (BCE). Em Nova York, os futuros operam em sua maioria em queda, e os rendimentos dos Treasuries sobem, antecipando a divulgação dos dados de emprego (payroll) de amanhã. Jerome Powell, do Federal Reserve, sinalizou cautela em relação a cortes de juros, enquanto o mercado prevê redução de 25 pontos-base na reunião de 18 de dezembro. Na Ásia, a bolsa de Seul sofre com a crise política e a possibilidade de impeachment do presidente sul-coreano, enquanto os mercados chineses aguardam novos estímulos governamentais. O petróleo registra leve alta na expectativa da decisão da Opep+.

No Brasil, além do pacote fiscal, as ações da Petrobras estão sob observação. A variação cambial e os juros futuros podem ser impactados pela alta dos Treasuries, embora uma possível valorização do dólar possa amenizar o impacto. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na semana que vem, é aguardada com expectativa, principalmente após a deterioração do cenário econômico desde novembro. O Banco Daycoval prevê que o Banco Central (BC) irá elevar a Selic para 12% e reavaliar o hiato do produto considerando o PIB mais forte do terceiro trimestre.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.