A divulgação do IPCA de novembro, às 9h, domina a agenda econômica desta terça-feira, véspera da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e da publicação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos. O mercado espera uma desaceleração do IPCA para 0,36%, após 0,56% em outubro, mas a expectativa de alta de 100 pontos-base na Selic, para 12,25%, permanece.
Além da inflação, a saúde do presidente Lula também concentra atenções. Após cirurgia de emergência na madrugada devido a dores de cabeça, ele permanece em observação na UTI do Hospital Sírio-Libanês. Uma coletiva de imprensa está prevista para as 9h para atualização do seu estado de saúde.
No cenário político, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realiza sabatina dos indicados ao Banco Central: Nilton David (Política Monetária), Izabela Correa (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Gilneu Vivan (Regulação), também às 9h. O Senado pode ainda votar o projeto de lei que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten) e o projeto que regulamenta o uso da inteligência artificial (IA).
A tramitação do pacote de cortes de gastos enfrenta impasses. Após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitar um pedido do governo, o presidente da Câmara, Arthur Lira, sinalizou possibilidade de destravar a situação, condicionado à resolução das divergências com o Parlamento sobre emendas parlamentares.
No mercado externo, as bolsas apresentam tendência negativa, com investidores aguardando o CPI americano. A Pantheon Macroeconomics prevê alta de 0,3% no núcleo do CPI, mas acredita que isso não será suficiente para impedir um corte de juros pelo Federal Reserve na próxima semana. Os rendimentos dos Treasuries e o dólar estão em alta em relação a outras moedas, inclusive emergentes e atreladas a commodities. A China, por outro lado, apresenta queda nos juros de títulos da dívida e alta do yuan, após promessas de política fiscal mais proativa e monetária moderadamente frouxa. Na Coreia do Sul, o governo anunciou um pacote de medidas para a liquidez do mercado, em meio a crise política.
No pré-mercado, o EWZ, principal fundo de índice do Brasil em Nova York, registrava queda de 0,12% por volta das 7h, indicando um possível dia de menor volume de negociações em meio à queda das commodities e dos índices futuros em Nova York. O Tesouro realizará leilões de NTN-B e LFT às 11h. O secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, participará de almoço com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) às 12h.
Para mais informações sobre o governo e o Banco Central.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.