Economia

Inflação desacelera em novembro, mas permanece acima da meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do Brasil, registrou 0,39% em novembro, uma queda em relação aos 0,56% de outubro. Apesar da desaceleração, o dado indica que os preços continuaram a subir, embora em ritmo menor. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números nesta terça-feira (10/12/2024).

Em 12 meses, o IPCA acumulou 4,87%, superando a meta governamental de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Este é o maior acumulado desde setembro de 2023. No acumulado do ano (janeiro a novembro), a inflação chega a 4,29%.

Segundo André Almeida, gerente da pesquisa do IBGE, “Caso o IPCA seja superior a 0,20% em dezembro, o IPCA ficará acima da meta”.

Alimentos e bebidas lideraram as altas em novembro, com um aumento de 1,55%, representando 0,33 ponto percentual do IPCA total. As carnes tiveram o maior impacto individual, registrando um aumento de 8,02% (0,20 p.p. no índice). A alcatra, por exemplo, ficou 9,31% mais cara, enquanto o contrafilé subiu 7,83%. Almeida explicou que “A menor oferta de animais para abate e o maior volume de exportações reduziram a oferta do produto”.

Outros itens que contribuíram para a alta da inflação foram: cigarros (14,97%), pacotes turísticos (4,12%) e hospedagem (2,20%), todos dentro do grupo de despesas pessoais, que apresentou aumento de 1,43% (0,14 p.p do IPCA). No setor de transportes, o aumento foi de 0,89% (0,13 p.p. do IPCA), impulsionado principalmente pelas passagens aéreas, que registraram alta de 22,65% – o item individual que mais subiu no mês. Almeida avaliou que “A proximidade do final de ano e os diversos feriados do mês podem ter contribuído para essa alta”.

Por outro lado, houve queda nos preços de combustíveis (-0,15%), influenciada pela redução no preço do etanol (-0,19%) e da gasolina (-0,16%). A habitação apresentou inflação negativa (-1,53%, ou -0,24 p.p. do IPCA), devido principalmente à queda de 6,27% na energia elétrica residencial, resultado da mudança da bandeira tarifária para amarela em novembro.

O índice de difusão do IPCA ficou em 58% em novembro, ou seja, 58% dos 377 subitens analisados tiveram aumento de preços (em outubro, este índice era de 62%). O IPCA mede o custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos, em diversas regiões metropolitanas do Brasil.

O comportamento do IPCA influencia diretamente a taxa básica de juros (Selic), definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A meta de inflação para 2024 é de 3%, com tolerância de ± 1,5 ponto percentual. A Selic, atualmente em 11,25% ao ano, é um instrumento do BC para controlar a inflação. Taxas altas inibem a atividade econômica, podendo conter a inflação, mas também desestimulam investimentos e a geração de empregos. A última reunião do Copom de 2024, que decidirá os rumos da Selic para os próximos meses, acontecerá até quarta-feira (11), sendo o último encontro com Roberto Campos Neto na presidência do BC.

O Boletim Focus, pesquisa do BC com instituições financeiras, prevê que a inflação fechará 2024 em 4,84%, ante a previsão de 4,62% de quatro semanas atrás. A expectativa é de que a Selic termine o ano em 12%, um aumento de 0,75 p.p. em relação à taxa atual. Este aumento terá impacto na inflação dos próximos anos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.