Economia
Tendência

Inflação assusta nordestinos; 88% afirmam que preços subiram muito nos últimos meses

A pesquisa também revelou que a sensação de aumento da inflação é generalizada, alcançando pelo menos 85% dos entrevistados em todos os estratos sociais e regiões do país.

A inflação e o aumento do custo de vida estão impactando diretamente a percepção dos nordestinos sobre a economia brasileira. Segundo a pesquisa RADAR FEBRABAN, realizada em março, a quantidade de pessoas que acreditam que os preços subiram muito cresceu de 69% para 88% nos últimos seis meses, um aumento expressivo de 19 pontos percentuais.

O levantamento apontou que os itens que mais influenciam essa percepção são alimentos e produtos de abastecimento doméstico, mencionados por 72% dos entrevistados. Esse percentual subiu seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Outros fatores que pesam no orçamento das famílias são os custos com saúde (30%), o preço dos combustíveis (29%) e os juros do cartão de crédito, financiamentos e empréstimos (18%).

Percepção sobre a economia brasileira

O aumento expressivo nos preços também afetou o otimismo da população sobre o futuro do país. Segundo os dados da pesquisa, em dezembro de 2024, cerca de 28% dos brasileiros acreditavam que o Brasil havia piorado. Esse percentual subiu para 30% em março de 2025. Por outro lado, a soma dos que acreditam que a situação irá melhorar ou permanecerá a mesma se manteve em 68%.

A pesquisa também revelou que a sensação de aumento da inflação é generalizada, alcançando pelo menos 85% dos entrevistados em todos os estratos sociais e regiões do país.

O sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE, analisou o impacto das notícias econômicas no pessimismo da população. Segundo ele, “as notícias sobre a economia, marcadas no primeiro trimestre por temas como aumento da inflação e da taxa de juros, revisão para baixo das previsões de crescimento do PIB e possível impacto das políticas comerciais dos EUA sob o novo governo de Donald Trump, trouxeram incertezas para os brasileiros e impactaram as expectativas em relação ao Brasil no decorrer do ano”.

Sobre a pesquisa

O RADAR FEBRABAN é um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) e busca medir a percepção da sociedade sobre a economia, a qualidade de vida e as prioridades para o país. O estudo também detalha as opiniões em cada uma das cinco regiões do Brasil, permitindo um olhar mais detalhado sobre a realidade enfrentada pela população.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.