A inflação e o aumento do custo de vida estão impactando diretamente a percepção dos nordestinos sobre a economia brasileira. Segundo a pesquisa RADAR FEBRABAN, realizada em março, a quantidade de pessoas que acreditam que os preços subiram muito cresceu de 69% para 88% nos últimos seis meses, um aumento expressivo de 19 pontos percentuais.
O levantamento apontou que os itens que mais influenciam essa percepção são alimentos e produtos de abastecimento doméstico, mencionados por 72% dos entrevistados. Esse percentual subiu seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Outros fatores que pesam no orçamento das famílias são os custos com saúde (30%), o preço dos combustíveis (29%) e os juros do cartão de crédito, financiamentos e empréstimos (18%).
Percepção sobre a economia brasileira
O aumento expressivo nos preços também afetou o otimismo da população sobre o futuro do país. Segundo os dados da pesquisa, em dezembro de 2024, cerca de 28% dos brasileiros acreditavam que o Brasil havia piorado. Esse percentual subiu para 30% em março de 2025. Por outro lado, a soma dos que acreditam que a situação irá melhorar ou permanecerá a mesma se manteve em 68%.
A pesquisa também revelou que a sensação de aumento da inflação é generalizada, alcançando pelo menos 85% dos entrevistados em todos os estratos sociais e regiões do país.
O sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE, analisou o impacto das notícias econômicas no pessimismo da população. Segundo ele, “as notícias sobre a economia, marcadas no primeiro trimestre por temas como aumento da inflação e da taxa de juros, revisão para baixo das previsões de crescimento do PIB e possível impacto das políticas comerciais dos EUA sob o novo governo de Donald Trump, trouxeram incertezas para os brasileiros e impactaram as expectativas em relação ao Brasil no decorrer do ano”.
Sobre a pesquisa
O RADAR FEBRABAN é um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) e busca medir a percepção da sociedade sobre a economia, a qualidade de vida e as prioridades para o país. O estudo também detalha as opiniões em cada uma das cinco regiões do Brasil, permitindo um olhar mais detalhado sobre a realidade enfrentada pela população.
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