Economia
Tendência

Imposto de Renda 2025: cerca de 57% dos contribuintes devem escolher modelo pré-preenchido, estima governo

Declaração pré-preenchida do IRPF 2025 foi oficialmente liberada na semana e deve ser a opção de mais da metade dos contribuintes; veja novidades deste ano.

A Receita Federal liberou, nessa semana, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025. A modalidade, que reúne automaticamente informações fiscais do contribuinte, foi disponibilizada 15 dias após o início do prazo de entrega da declaração, uma mudança que gerou críticas de contadores e contribuintes.

No entanto, apesar do atraso na liberação, a expectativa do Governo Federal é de que 57%, ou seja, 46,2 milhões das declarações deste ano sejam feitas pelo modelo pré-preenchido, o que representaria um recorde de adesão. O contador Gustavo Vieira, diretor da Rui Cadete, avalia que a ferramenta pode facilitar o processo para os contribuintes, mas exige atenção na conferência dos dados.

A declaração pré-preenchida torna o processo mais ágil, minimiza erros e reduz o risco de cair na malha fina. No entanto, o contribuinte continua responsável por revisar cada informação antes do envio, pois qualquer inconsistência pode gerar pendências com a Receita Federal. Por isso, foi implementado um mecanismo de conferência obrigatória“, explica.

Conferência obrigatória e inclusão de contas no exterior

Uma das novidades deste ano é a exigência de confirmação das informações importadas pela declaração pré-preenchida. Nesse sentido, o sistema traz uma sinalização para que o contribuinte revise cada dado, marcando-o como “revisado” ou “não revisado”. Caso não haja a confirmação, a entrega da declaração ficará impedida, sendo considerada pendente.

Outra mudança implementada na versão pré-preenchida de 2025 é a importação automática de contas bancárias mantidas no exterior. A Receita Federal informou que tem acordos com instituições financeiras para captar esses dados, incluindo fintechs e bancos digitais utilizados em viagens internacionais, como Wise e Nomad”, pontua Gustavo Vieira.

Entre os dados automaticamente importados pelo sistema estão:

– Informações da declaração anterior, como identificação e endereço;
– Rendimentos e pagamentos informados em declarações de terceiros (DIRF, DIMOB, DMED, Carnê-Leão Web);
– Rendimentos isentos em função de moléstia grave e códigos de juros;
– Valores de restituições recebidas no ano-calendário;
– Contribuições de previdência privada;
– Saldo de contas bancárias e fundos de investimento;
– Imóveis e doações realizadas no ano-calendário;
– Informações sobre criptoativos;
– Contas bancárias e fundos de investimento ainda não declarados;
– Contas bancárias no exterior.

Prioridade na restituição

Além da praticidade, quem optar pelo modelo pré-preenchido terá prioridade na fila de restituição. Em 2025, a ordem de pagamento das restituições segue o seguinte critério:

1. Idosos com 80 anos ou mais;
2. Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de moléstias graves;
3. Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
4. Aqueles que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via Pix;
5. Contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida ou escolherem o Pix;
6. Demais contribuintes.

Segundo o diretor da Rui Cadete, o incentivo ao uso do Pix para restituição faz parte de uma estratégia para tornar o processo mais ágil e eficiente. “A Receita Federal busca acelerar os pagamentos e reduzir custos operacionais. Por isso, escolher o Pix pode garantir uma restituição mais rápida. Mas, atenção! É preciso que a chave Pix seja o CPF do declarante“, alerta.

O prazo de envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou em 17 de março e vai até 30 de maio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.