As festividades de final de ano trarão mudanças no funcionamento dos bancos nas próximas semanas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que haverá horários especiais de atendimento e suspensão de alguns serviços durante este período.
Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o atendimento ao público será realizado de forma reduzida, das 9h às 11h, seguindo o horário de Brasília. Já no dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, não haverá expediente bancário e as compensações, inclusive a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão efetivadas. Segundo a Febraban, apenas o sistema de pagamentos instantâneos PIX funcionará normalmente, 24 horas por dia, durante todos os dias, inclusive feriados.
Nos feriados nacionais de 25 de dezembro e 1º de janeiro, as agências bancárias não abrirão para atendimento presencial ao público e as compensações bancárias também não ocorrerão. Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, o expediente será normal, assim como a partir do dia 2 de janeiro.
Contas e tributos
As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) que vencerem nos dias sem expediente bancário – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem a cobrança de acréscimos. Já os tributos e impostos com vencimento nestas datas deverão ter o pagamento antecipado para evitar juros e multas.
A Febraban informa que, usualmente, os tributos já vêm com as datas de vencimento ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Caso isso não tenha ocorrido, a recomendação é antecipar o pagamento ou, se o documento tiver código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, canais digitais como sites e aplicativos dos bancos, ou pelo atendimento telefônico. O Débito Direto Autorizado (DDA) também é uma alternativa para boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece que sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para fins de operações bancárias. As agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.
A Febraban destaca que “os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços”.
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