Economia
Tendência

Horário bancário terá alterações no fim de ano; veja o que muda

O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece que sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para fins de operações bancárias.

As festividades de final de ano trarão mudanças no funcionamento dos bancos nas próximas semanas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que haverá horários especiais de atendimento e suspensão de alguns serviços durante este período.

Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o atendimento ao público será realizado de forma reduzida, das 9h às 11h, seguindo o horário de Brasília. Já no dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, não haverá expediente bancário e as compensações, inclusive a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão efetivadas. Segundo a Febraban, apenas o sistema de pagamentos instantâneos PIX funcionará normalmente, 24 horas por dia, durante todos os dias, inclusive feriados.

Nos feriados nacionais de 25 de dezembro e 1º de janeiro, as agências bancárias não abrirão para atendimento presencial ao público e as compensações bancárias também não ocorrerão. Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, o expediente será normal, assim como a partir do dia 2 de janeiro.

Contas e tributos

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) que vencerem nos dias sem expediente bancário – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem a cobrança de acréscimos. Já os tributos e impostos com vencimento nestas datas deverão ter o pagamento antecipado para evitar juros e multas.

A Febraban informa que, usualmente, os tributos já vêm com as datas de vencimento ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido, a recomendação é antecipar o pagamento ou, se o documento tiver código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, canais digitais como sites e aplicativos dos bancos, ou pelo atendimento telefônico. O Débito Direto Autorizado (DDA) também é uma alternativa para boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece que sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para fins de operações bancárias. As agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

A Febraban destaca que os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.