Economia
Tendência

Feriados bancários de 2025 somam 13 datas sem expediente, informa Febraban

Quatro deles cairão no sábado ou domingo, quando não há atendimento presencial nas agências. Ano também terá dois dias com expediente especial.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou o calendário de feriados bancários para 2025, que totaliza 13 dias sem expediente nas agências. Destes, quatro cairão em fins de semana, quando o atendimento presencial já não ocorre.

O calendário bancário segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional. Esta deliberação exclui sábados, domingos e feriados nacionais como dias úteis para operações bancárias, além da segunda (03/03) e terça-feira (04/03) de Carnaval.

Na Quarta-Feira de Cinzas (05/03), o expediente bancário iniciará às 12h, no horário local, seguindo até o fechamento normal das agências. Em locais onde o fechamento das agências ocorre antes das 15h, o início do expediente será antecipado para garantir um mínimo de 3 horas de atendimento ao público.

Feriados Bancários em 2025:

O primeiro feriado bancário do ano foi o dia 1º de janeiro. Os demais feriados de 2025 incluem:

  • 18 de abril (Sexta-Feira da Paixão)
  • 21 de abril (Dia de Tiradentes)
  • 1º de maio (Dia do Trabalhador)
  • 19 de junho (Corpus Christi)
  • 7 de setembro (Independência do Brasil)
  • 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida)
  • 2 de novembro (Dia de Finados)
  • 15 de novembro (Proclamação da República)
  • 20 de novembro (Dia da Consciência Negra)
  • 25 de dezembro (Natal)

Adicionalmente, o último dia útil do ano, 31 de dezembro, uma quarta-feira em 2025, também não terá atendimento bancário nas agências.

Atendimento em dias sem expediente bancário

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para realizar transferências e pagar contas em dias sem expediente nas agências. Carnês e contas de consumo com vencimento nos feriados ou no último dia útil do ano podem ser pagos no dia útil seguinte, sem acréscimo.

Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, os tributos já costumam vir com datas ajustadas aos feriados. No entanto, caso não ocorra, a orientação é antecipar o pagamento ou agendá-lo nos caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico dos bancos.

As áreas de autoatendimento nas agências e os canais digitais (celulares e computadores) oferecem diversos serviços, como pagamento de contas, consulta de saldo e extrato, e transferências. Banco por telefone e correspondentes bancários também são alternativas para atendimento.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). Para informações adicionais sobre finanças pessoais e investimentos, consulte fontes confiáveis sobre o assunto.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.