Economia

Copom sinaliza aperto monetário prolongado e possível alta da Selic em 2025

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central indicou, em ata divulgada nesta terça-feira (17), a possibilidade de um ciclo de aperto monetário mais longo e intenso em 2025. A principal mensagem do documento é que o comitê não descarta elevar a taxa Selic, atualmente em 12,25% ao ano, para além dos aumentos de 1 ponto percentual já previstos para as próximas duas reuniões.

A decisão de elevar a taxa Selic para o patamar atual foi motivada pela avaliação de que houve uma piora adicional no cenário inflacionário. Segundo a ata, o Copom identificou uma deterioração nos determinantes de curto prazo, como a taxa de câmbio e a inflação corrente, e também nos de médio prazo, como o hiato do produto e as expectativas de inflação.

A deterioração do cenário inflacionário

Diante desse quadro, o Copom considerou necessária uma política monetária ainda mais contracionista. A ata registra que a decisão de elevar a Selic em 1 ponto percentual foi unânime, bem como a comunicação de que, caso o cenário esperado se confirme, novos ajustes de mesma magnitude devem ocorrer nas próximas duas reuniões.

Riscos e incertezas

Durante a discussão que embasou a decisão, o colegiado do Copom debateu duas dimensões principais. A primeira foi a magnitude da deterioração do cenário inflacionário de curto e médio prazo, que exigia uma resposta mais rápida para assegurar a convergência da inflação à meta. A segunda foi a materialização de diversos riscos, que tornaram o cenário mais adverso, mas menos incerto, permitindo ao Comitê indicar as próximas decisões.

De acordo com o documento, a extensão total do ciclo de aperto monetário dependerá do compromisso de trazer a inflação para a meta, da evolução da dinâmica inflacionária, com foco nos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções e expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.

Perspectivas para a Selic

Diante desse cenário, existe a possibilidade concreta de que a taxa Selic ultrapasse os 14,25% ao longo de 2025, conforme sinalizado pelo Copom. Essa projeção reflete a preocupação do comitê com a persistência da inflação e a necessidade de uma política monetária mais restritiva para garantir o cumprimento da meta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.