O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou que mais de 40 milhões de simulações de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada foram realizadas entre a última sexta-feira (21) e este domingo (23). O número exato de simulações alcançou a marca de 40.180.384.
A nova modalidade de crédito, que visa oferecer condições mais acessíveis para cerca de 47 milhões de empregados celetistas, entrou em vigor na sexta-feira. Os dados do MTE revelam um expressivo interesse por parte dos trabalhadores nessa nova opção de crédito.
Até o momento, foram registradas 4.501.280 propostas e 11.032 contratos foram efetivados através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
O Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho, estabelecido por medida provisória no dia 12, tem como público-alvo os empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).
O programa inova ao permitir que o trabalhador autorize o compartilhamento de seus dados do eSocial para facilitar a contratação de crédito com desconto direto em folha de pagamento.
Com a implementação do programa, mais de 80 bancos e instituições financeiras ganharam acesso aos dados de trabalhadores com carteira assinada via eSocial. A expectativa é que, a partir de 25 de abril, todas as instituições bancárias possam oferecer essa modalidade de crédito em suas plataformas digitais.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.