Economia
Tendência

Caixa inicia pagamento do Abono Salarial 2025 para nascidos em janeiro

A Caixa Econômica Federal dará início, na próxima segunda-feira (17), à liberação do Abono Salarial referente ao ano-base 2023, seguindo o calendário de 2025. Os pagamentos serão realizados de forma escalonada, considerando o mês de nascimento dos beneficiários.

Para este mês, aproximadamente 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro receberão um montante total de R$ 2,1 bilhões. A estimativa é que, ao longo de todo o calendário de pagamentos, cerca de 22 milhões de brasileiros sejam contemplados com o benefício. Para ficar por dentro de todas as datas, confira nosso artigo sobre o Abono salarial PIS/Pasep 2025.

Como realizar o saque

Os trabalhadores que já possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal terão o valor do abono creditado automaticamente em suas contas. Para os demais beneficiários, a Caixa disponibilizará os valores através da Poupança Social Digital, que é aberta automaticamente pelo banco, sem custos adicionais para o trabalhador.

A movimentação dos valores depositados na Poupança Social Digital pode ser realizada através do aplicativo CAIXA Tem, que permite o pagamento de contas, transferências bancárias, pagamentos em estabelecimentos que utilizam maquininhas e o uso do cartão de débito virtual.

Caso a Poupança Social Digital não seja aberta, o trabalhador poderá realizar o saque do abono salarial utilizando o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento da Caixa, nas casas lotéricas, nos correspondentes CAIXA Aqui ou diretamente nas agências da Caixa, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação.

Entenda o que é o Abono Salarial

O Abono Salarial, instituído pela Lei nº 7.998/90, pode corresponder ao valor de até um salário-mínimo, variando de acordo com o número de meses trabalhados pelo empregado durante o ano-base. O valor a ser pago é definido anualmente pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) e os pagamentos são realizados com recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

É importante ressaltar que a Caixa Econômica Federal atua somente como agente pagador do benefício. A habilitação dos trabalhadores que possuem direito ao abono é realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Quem tem direito ao Abono Salarial?

Para ter direito ao Abono Salarial, o trabalhador deve atender aos seguintes critérios:

  • Estar inscrito no PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias durante o ano de 2023;
  • Ter recebido, em média, até dois salários-mínimos mensais durante o ano-base;
  • Ter seus dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores de empresas privadas recebem o pagamento do Abono Salarial através da Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos, que são inscritos no PASEP, recebem o benefício através do Banco do Brasil. Para mais informações sobre o tema, confira nosso guia completo sobre o Abono Salarial 2025.

 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.