O Banco Central (BC) anunciou uma modernização no sistema de pagamento de boletos, permitindo o uso do Pix e a criação de uma nova modalidade, o boleto dinâmico.
A partir de 3 de fevereiro, os boletos poderão incluir um código QR para pagamento via Pix, oferecendo uma forma mais rápida e eficiente de transação. O BC explicou que essa opção será inicialmente experimental, com aprofundamento da regulamentação previsto para 2025. A principal vantagem é a compensação instantânea do pagamento via Pix, eliminando a espera de dias que costuma ocorrer com os boletos tradicionais. Para saber mais sobre as mudanças e a implementação do Pix em pagamentos de boletos, leia este artigo: Pix para Pagamento de Boletos: BC aprova mudanças que entram em vigor em fevereiro.
Boleto Dinâmico: Segurança para Pagamentos de Títulos
Outra novidade é o boleto de cobrança dinâmico, voltado para aumentar a segurança em pagamentos de títulos, como a duplicata escritural (Lei 13.775/2018). Como esses títulos são negociáveis, o BC busca garantir que os pagamentos sejam destinados ao verdadeiro credor. O boleto dinâmico será vinculado digitalmente ao título, emitido em sistemas autorizados pelo BC, assegurando a destinação correta dos recursos.
De acordo com o BC, "Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos".
A implementação do boleto dinâmico dependerá da aprovação de, pelo menos, um sistema de escrituração ou registro digital para esses títulos, com adoção prevista para até seis meses após essa aprovação.
O BC destaca que a criação do boleto dinâmico representa um avanço significativo na modernização do sistema financeiro, oferecendo maior segurança para a negociação de títulos importantes, especialmente para pequenas e médias empresas. A popularidade do Pix, como demonstrado em Pix supera dinheiro em espécie como principal meio de pagamento no Brasil, impulsiona a busca por soluções mais eficientes e seguras de pagamento.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.