A B3, bolsa de valores do Brasil, alcançou um marco significativo ao ser incluída no Dow Jones Best-in-Class Emerging Markets Index, um dos índices mais respeitados globalmente em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). A inclusão, que será efetiva a partir de 10 de fevereiro, reconhece o desempenho da empresa nas dimensões ambiental, econômica, de governança e social, posicionando-a entre as líderes de sustentabilidade em mercados emergentes.
A conquista coloca a B3 no top 10% do setor de Serviços Financeiros e Mercado de Capitais em países emergentes. Desde 2022, a companhia participa ativamente da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da S&P Global, obtendo em 2024 sua melhor pontuação histórica.
“Desde 2022, estamos em uma jornada de evolução contínua das nossas práticas ESG, utilizando as diretrizes das agências internacionais e do ISE B3 como ferramentas para aprimorar nossas práticas. Integrar a carteira de 2024 é o resultado do nosso compromisso com a sustentabilidade e com uma comunicação transparente e consistente para toda a sociedade”, afirma Janaína Vilella, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade na B3.
Além do Dow Jones Best-in-Class Emerging Markets Index, a B3 também faz parte de outros cinco índices ESG de destaque. Entre eles, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), o Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), que mede a eficiência das empresas em suas emissões de carbono, o Índice de Diversidade (IDIVERSA B3) e o FTSE4Good Index Series, um indicador de performance em sustentabilidade.
Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index
O Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index é composto por empresas líderes em sustentabilidade nos mercados emergentes. A seleção é realizada pela S&P Global por meio da Corporate Sustainability Assessment (CSA). O índice abrange as 10% melhores empresas entre as 800 maiores de 20 mercados emergentes, com base em critérios econômicos, ambientais e sociais de longo prazo.
Metodologia do Índice
O processo de seleção para o DJSI World, do qual o índice de mercados emergentes faz parte, é transparente e baseado em regras. Utiliza as pontuações totais de sustentabilidade das empresas que participam da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da S&P. Apenas as empresas com as melhores classificações em cada setor são selecionadas, sem nenhuma exclusão setorial.
Para mais informações sobre finanças pessoais e investimentos, é possível acessar conteúdos educativos gratuitos. Caso seja um investidor, também é possível analisar seus investimentos em uma plataforma que consolida todas as informações em um só lugar.
Acesse aqui para mais informações sobre o Dow Jones Best-in-Class Emerging Markets Index.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.