A partir de 2025, investidores pessoas físicas terão à disposição a nova calculadora ReVar, uma ferramenta desenvolvida pela B3, a bolsa de valores brasileira, em parceria com a Receita Federal. O objetivo é simplificar a apuração do Imposto de Renda (IR) incidente sobre operações de renda variável, como ações, ETFs, fundos imobiliários e BDRs.
A calculadora, de uso gratuito, estará acessível na área do investidor do site da B3. Os usuários poderão autorizar o compartilhamento de dados entre a B3 e a Receita Federal a partir de 18 de dezembro de 2024. A ferramenta visa otimizar o processo de declaração, oferecendo maior segurança e eficiência no cálculo do imposto devido.
Como funcionará a calculadora
A ReVar carregará dados das operações realizadas diretamente da B3, obtidos através das informações fornecidas pelas corretoras. Com isso, será possível apurar ganhos ou perdas líquidos, calculando automaticamente o imposto devido e gerando o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para pagamento. Essa integração será realizada mediante autorização prévia do investidor e por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicação), garantindo a segurança e a privacidade das informações, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O processo é simples: o investidor deverá acessar a Área do Investidor da B3 e autorizar o compartilhamento de dados com a Receita Federal. O cálculo e a geração do DARF serão feitos no portal e-CAC da Receita Federal. A calculadora poderá ser utilizada a partir do 10º dia do mês seguinte ao mês da autorização do compartilhamento.
Facilidade e otimização para o investidor
O principal objetivo da ReVar é simplificar o cálculo do imposto sobre as operações financeiras do investidor, economizando tempo e garantindo maior precisão no cálculo. A iniciativa faz parte de um esforço da B3 em impulsionar a cultura de investimentos no país, com o uso de novas tecnologias e ferramentas inovadoras.
Gilson Finkelsztain, CEO da B3, destaca: “A parceria com a Receita Federal reforça o compromisso da B3 em criar inovações e simplificações no processo de investimento, tornando a experiência de investir cada vez mais ágil e eficiente, fortalecendo a confiança e ampliando o acesso à bolsa”.
Para Robinson Sakiyama Barreirinhas, secretário especial da Receita Federal do Brasil, “a ferramenta ReVar é mais uma entrega alinhada à nova diretriz da Receita Federal de oferecer todos os meios possíveis para orientar os contribuintes e diminuir o custo de conformidade. A parceria com a B3 nessa primeira etapa de desenvolvimento da calculadora foi super bem-sucedida”.
Rafael Furlanetti, vice-presidente da Ancord, ressalta que “O lançamento do ReVar mostra como a Receita Federal, a B3 e as corretoras estão comprometidas em dar mais segurança e agilidade aos investidores pessoas físicas. É uma simplificação que dará a muita gente a segurança que eles precisam para também investir no Brasil”.
Operacionalização da calculadora ReVar
A calculadora ReVar estará disponível para todos os investidores a partir de 18 de dezembro de 2024, com acesso liberado a partir do 10º dia do mês seguinte à autorização de compartilhamento de dados. Inicialmente, a ferramenta contemplará operações com ações, fundos listados (imobiliários e Fiagros), BDRs e ETFs negociados no mercado à vista da B3, impactando aproximadamente 4 milhões de investidores. Está prevista a inclusão de funcionalidades adicionais, como cálculo de grupamento de ações, pagamento de proventos e outros eventos corporativos.
Em uma fase futura, a B3 e a Receita Federal planejam automatizar a transferência dos dados apurados para o pré-preenchimento da Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Adicionalmente, está em desenvolvimento um sistema para que investidores que operam contratos futuros de índice e dólar também possam utilizar a calculadora.
Passo a passo para utilizar a calculadora
O processo de uso da calculadora envolve os seguintes passos:
- Autorização: O investidor acessa a ReVar na Área do Investidor da B3 (Serviços >> Calculadora de IR >> ReVar – Receita Federal) e autoriza o compartilhamento de dados.
- Informações iniciais: O investidor é direcionado para o portal e-CAC da Receita Federal (Declarações e Demonstrativos >> Apurar Imposto sobre a Renda Variável), onde deve informar o custo de aquisição dos ativos de sua carteira e possíveis prejuízos acumulados.
- Menu Completo: Após a conclusão da posição inicial, o sistema apresenta um menu completo com as guias: Início, Posição Inicial, Resolução de Pendências, Eventos, Estoque e Extrato de Operações. Mensalmente, é exibido um resumo do resultado das operações, indicando se há imposto a ser recolhido. Impostos inferiores a R$10 serão acumulados até atingir o valor mínimo para geração do DARF.
- Geração do DARF: Ao clicar no botão “Gerar DARF”, o sistema cria uma nova guia no navegador com o documento para pagamento, incluindo código de barras e QR-Code para pagamento via PIX.
Um manual completo de utilização da calculadora está disponível no site da Receita Federal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.