Alckmin defende multilateralismo e livre comércio em meio a tensões tarifárias globais

Alckmin defende multilateralismo e livre comércio em meio a tensões tarifárias globais
Paulo Pinto/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reafirmou o compromisso do Brasil com o multilateralismo e a importância das trocas comerciais entre nações. A declaração foi feita durante a abertura da 16ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec), realizada em São Paulo.

Em um contexto global marcado por novas políticas tarifárias, especialmente as impostas pelo governo dos Estados Unidos, Alckmin enfatizou que o Brasil busca um modelo de comércio exterior que beneficie todas as partes envolvidas. Como reportado anteriormente, Alckmin critica tarifa dos EUA sobre aço, mas defende diálogo e reciprocidade.

"A política externa precisa ser ganha-ganha, comércio exterior é ganha-ganha. Eu sou mais eficiente em uma área, vendo pra você. Você é mais eficiente em um setor, vende pra mim. Ganha o conjunto da sociedade, você estimula a competitividade. Comércio exterior é emprego, é renda, é desenvolvimento, é oportunidade. Ao invés de fecharem-se as economias, o Brasil defende multilateralismo e livre mercado", afirmou Alckmin durante o evento.

O vice-presidente também destacou as relações bilaterais do Brasil com outros países, mencionando que o país não possui litígios com nenhuma nação. Ele ressaltou os "200 anos de amizade e parceria" com os Estados Unidos, enfatizando que, ao contrário do que possa parecer, os EUA possuem superávit comercial com o Brasil. Alckmin também comentou sobre a importância da China como o maior parceiro comercial do Brasil e os Estados Unidos como o maior investidor, defendendo a necessidade de aproveitar as oportunidades e promover o diálogo entre as nações. O comércio exterior do RN exemplifica a importância das exportações para o país.

A Automec, que se estende até o dia 26 de abril no São Paulo Expo, reúne mais de 1500 marcas da cadeia de autopeças, equipamentos e serviços para veículos. Durante o evento, Alckmin delineou três políticas públicas consideradas cruciais para o fortalecimento da indústria:

Políticas Públicas para a Indústria:

  • Depreciação Acelerada: Redução do tempo de depreciação de máquinas e equipamentos de 15 para 2 anos, visando estimular a modernização do parque industrial brasileiro.
  • Programa Mover: O programa já está regulamentado, com projetos em andamento.
  • IPI Verde: Alckmin informou que o lançamento do IPI Verde está previsto para as próximas semanas.

Alckmin explicou que o IPI Verde tem como objetivo promover a eficiência energética, a descarbonização e o uso de veículos elétricos, híbridos e flex, com foco no etanol. Ele enfatizou que a medida não visa aumentar a arrecadação ou alterar a carga tributária, mas sim incentivar práticas sustentáveis. A iniciativa está alinhada com outras políticas, como o estudo de redução do ICMS sobre a cesta básica, visando um desenvolvimento econômico sustentável.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.