A Agência Sebrae no Oeste, localizada em Mossoró, alcançou um marco histórico em 2024, superando a marca de 100 mil atendimentos. O levantamento do Sebrae no Rio Grande do Norte contabilizou 100.338 interações na região, estabelecendo um novo recorde para a unidade, que no ano anterior havia registrado 62 mil atendimentos. Em todo o estado, o Sebrae RN já soma 937 mil suportes a empreendedores potiguares neste ano.
O número total de 100.338 atendimentos é resultado da soma de serviços prestados presencialmente na agência, por meio de projetos setoriais, nas Salas do Empreendedor nos municípios e por canais digitais.
Do volume total, 78.638 atendimentos foram direcionados especificamente a 13.563 empresas, com uma média de 5,76 suportes por empresa. O perfil das empresas assistidas inclui 5.738 Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), além de 7.825 Microempreendedores Individuais (MEI).
Paulo Miranda, gerente da Agência Sebrae no Oeste, destacou que os números superaram as expectativas, refletindo o sucesso do trabalho do Sebrae no fomento ao empreendedorismo local. Ele também ressaltou o potencial empreendedor dos 13 municípios da Regional Oeste.
“O Sebrae tem o compromisso em apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios e, para isso, não mede esforços para promover iniciativas que fomentem o empreendedorismo. Somado a isso, temos na Regional Oeste um ambiente muito favorável ao empreendedorismo, com potencialidades diversas e uma grande vontade de empreender. Isso faz com que os resultados sejam tão positivos e superem nossas expectativas”, afirmou Miranda.
Transformação por meio do apoio do Sebrae
A empreendedora Rafaele Ramona Rodrigues, da RR Comunicação e Acessibilidade, compartilhou sua experiência com o Sebrae RN. Próxima de completar três anos de atuação, ela relata que encontrou no Sebrae o apoio necessário para expandir a ILibras, plataforma de teleatendimento em libras, pioneira no Norte-Nordeste do país. “Esse ano, criei uma startup de teleatendimento em libras, e procuramos o Sebrae para buscar orientação, e esse momento foi um divisor de águas. Tudo começou numa palestra, que me ajudou a me reconhecer como empresária. De lá para cá, tenho participado de muitas consultorias, orientações e eventos desenvolvidos pelo Sebrae, que abriu portas significativas e gerou conexões. Em uma palavra, resumo minha relação com o Sebrae na palavra oportunidade, e vou levar um pouco do Sebrae por onde eu for”, disse Rafaele.
Descentralização e alcance ampliado
Um total de 685 empresas receberam suporte nas Salas do Empreendedor, estruturas criadas pelo Sebrae em parceria com as prefeituras municipais. Essas salas oferecem serviços como orientação, formalização de negócios, emissão de documentos, procedimentos burocráticos e consultorias especializadas, facilitando o acesso a recursos essenciais para empreendedores iniciantes e já estabelecidos.
As Salas do Empreendedor atuam como extensões do Sebrae nos municípios, com equipes especializadas, como o Agente de Desenvolvimento (AD), tornando os serviços mais acessíveis, que antes só eram encontrados na agência de Mossoró.
Crescimento do Atendimento Digital
O levantamento do Sebrae RN também revelou o aumento da procura por produtos digitais, como a Plataforma Hub e o Portal do MEI. A Agência Sebrae no Oeste registrou 3.933 empresas atendidas por meio digital este ano. O atendimento remoto oferece consultorias e orientações empresariais, sem a necessidade de deslocamento até as agências físicas.
“Essa é uma tendência que temos observado nos últimos anos, e acreditamos que deve seguir crescendo, por meio de ferramentas inovadoras que o Sebrae disponibiliza a quem empreende ou deseja empreender, e que podem otimizar o processo digitalmente”, comentou Paulo Miranda.
A Regional Oeste abrange os municípios de Mossoró, Apodi, Baraúna, Campo Grande, Janduís, Upanema, Governador Dix-sept Rosado, Serra do Mel, Grossos, Tibau, Areia Branca, Felipe Guerra e Caraúbas.
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