Cultura

Rio celebra Dia Nacional do Samba com desfiles de escolas de samba

O Rio de Janeiro comemora o Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro, com três dias de desfiles de escolas de samba do Grupo Especial. A festa, que começou na sexta-feira (29), se estende até domingo (1º) na Cidade do Samba, na Gamboa. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Os portões abrem diariamente às 19h.

Segundo Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), “A data é muito importante para que a gente possa celebrar o Dia Nacional do Samba, um dia tão importante para nós, sambistas, com muita representatividade para todo mundo que vive carnaval o ano inteiro, que trabalha com o carnaval, para todos os sambistas como um todo. O evento é fundamental para que tenhamos, de fato, uma comemoração da importância de ser sambista” .

A programação inclui a participação de diversas escolas, com um desfile reduzido em comparação ao Carnaval. Cada agremiação terá 40 minutos para apresentar seu samba-enredo e seus principais segmentos: comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, passistas, algumas alas da comunidade, as baianas e a velha guarda.

Confira a programação completa:

  • Sexta-feira (29): Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro, Mangueira. Abertura com o bloco Cacique de Ramos e encerramento com o cantor Belo.
  • Sábado (30): Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel. Abertura com o Terreiro de Crioulo e encerramento com o grupo Samba da Volta.
  • Domingo (1º): Mocidade Independente, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela. Apresentação do cantor e compositor Jorge Aragão.

Este é o quarto ano que o evento acontece na Cidade do Samba, mas a primeira vez com duração de três dias e entrada solidária. David destaca que: “Tanto os amantes de carnaval e torcedores das escolas, quanto os dirigentes e os artistas já esperam este evento ao longo dos anos, e ele vem crescendo muito. A expectativa e a procura já era grande e, por isso, a gente vem elevando o nível em cada ano que passa, mantendo-o como evento popular de suma importância para a comemoração oficial do Dia Nacional do Samba”. Ele também afirma que “É a primeira vez que ocorre por três dias e que tem entrada solidária com 1 kg de alimento, que não tem ingresso sendo cobrado. A gente espera que isso gere um impacto popular maior porque a qualidade do evento tem evoluído muito ao longo desses quatro anos. Tenho certeza de que vai ser um evento mais bem estruturado, com maior número de pessoas e com várias surpresas interessantes”

Para mais informações sobre a Liesa, acesse o site Liesa. Para informações sobre o calendário de ensaios técnicos das escolas de samba, consulte o documento oficial disponível em Calendário de Ensaios Técnicos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.