O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais longevo do país, inicia sua 57ª edição neste sábado, 30 de novembro, e segue até 7 de dezembro. A programação extensa inclui dezenas de filmes, debates, conferências, masterclasses, apresentações musicais e encontros, além da tradicional cerimônia de premiação.
A mostra cinematográfica acontecerá em diversas localidades do Distrito Federal: Plano Piloto, Gama, Planaltina e Taguatinga. Sessões especiais para o público infantil e a exibição de clássicos restaurados também compõem a programação.
Ingressos e Localização: A cerimônia de abertura, gratuita, requer a retirada prévia de ingressos (máximo dois por pessoa) na bilheteria do Cine Brasília a partir das 14h do dia 30. A cerimônia começa às 20h.
Para a Mostra Competitiva Nacional, os ingressos custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira), limitados a quatro por pessoa e também devem ser retirados presencialmente no Cine Brasília, no dia da sessão, a partir das 14h.
“Conforme a tradição do Festival de Brasília de manter a sua programação amplamente acessível, praticamente todas as sessões da 57ª edição serão gratuitas”, afirmam os organizadores. As sessões gratuitas em Planaltina, Gama e Taguatinga seguem o critério de entrada por ordem de chegada.
Homenagens: Esta edição presta homenagem à atriz Zezé Motta, que receberá o primeiro Troféu Candango em reconhecimento à sua trajetória, incluindo 55 filmes, mais de 50 produções para TV e 14 álbuns lançados. Em 1975, Zezé Motta recebeu o Candango de Melhor Atriz por Xica da Silva, filme que faz parte da programação deste ano. O documentarista Delvair Montagner também será homenageado pela Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo. A produtora Sara Silveira receberá o prêmio Leila Diniz por sua “extensa trajetória na produção que marcou o cinema brasileiro para sempre”. Por fim, João Luiz Vieira será condecorado com a Medalha Paulo Emílio Salles Gomes por sua contribuição à pesquisa e preservação do cinema nacional.
Debates e Masterclasses: Os tradicionais debates sobre os filmes, abertos ao público e geralmente realizados nas próprias salas de exibição, acontecerão em locais específicos: as salas de exibição, exceto as do filme de abertura e da Mostra Competitiva Nacional (que serão no Hotel Grand Mercure, no Eixo Monumental). Os debates da mostra competitiva serão transmitidos no canal do festival no YouTube. Serão 27 debates com mediadores. A 4ª Conferência Audiovisual, com o tema “Soberania do Audiovisual Brasileiro em 2024”, também acontecerá durante o festival. Masterclasses gratuitas com as cineastas Rita von Hunty (dia 1º de dezembro) e Petra Costa (dia 3 de dezembro), no Cine Brasília, oferecerão um espaço para “aprendizado, trocas e debates essenciais para que o público afie o pensamento crítico e mergulhe nas narrativas e estéticas do nosso audiovisual”. A entrada é por ordem de chegada.
Segundo os organizadores, a inscrição de 264 projetos, dos quais 102 foram selecionados para 179 reuniões exclusivas com 19 players convidados, demonstra o bom momento do cinema brasileiro. Mais informações sobre a programação, locais de exibição e outras informações estão disponíveis no site do festival ou nas redes sociais do evento.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.