Uma das maiores personalidades da história do Rio Grande do Norte, a escritora e poetisa Nísia Floresta, foi uma das precursoras nas lutas pelos direitos femininos e a primeira mulher escritora do país, tendo seu primeiro livro “Direitos das mulheres e injustiça dos homens”, publicado em 1832. Em sua homenagem a cidade de Papary, mudou o nome em 1948, adotando assim o nome de Nísia Floresta, em homenagem a sua filha mais ilustre.
Apesar da grande importância histórica e cultural de sua obra, Nísia Floresta é pouco conhecida. “Infelizmente, a falta de divulgação da obra de Nísia tem sido responsável pelo enorme desconhecimento de sua vida singular e de seus livros considerados de grande valor”, diz Veríssimo de Melo em seu livro sobre personalidades da Academia Norte-Riograndense de Letras.
Pensando nisso o Portal N10 convida os leitores a conhecerem um pouco mais da história dessa que é uma das maiores escritoras potiguares de todos os tempos, através do documentário produzido pela TV NBR (A TV do Governo Federal), que conta parte da vida e obra dessa importante personalidade.
Assista: Documentário retrata história da escritora e educadora Nísia Floresta
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.