A Polícia Federal (PF) publicou, nesta sexta-feira (14), a autorização para a realização de concurso público destinado à área policial. Ao todo, serão disponibilizadas 1.000 vagas, distribuídas entre diversos cargos da instituição.
A medida, oficializada por meio de portaria assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, foi divulgada no Diário Oficial da União.
Distribuição das vagas:
- Delegado de Polícia Federal: 120 vagas
- Perito Criminal Federal: 69 vagas
- Agente de Polícia Federal: 630 vagas
- Escrivão de Polícia Federal: 160 vagas
- Papiloscopista Policial Federal: 21 vagas
O edital com as normas e os procedimentos para inscrição no concurso deverá ser publicado dentro de um prazo de seis meses, contados a partir da data de publicação da portaria.
O certame já havia sido anunciado pelo governo federal em janeiro, com a previsão de duas mil novas vagas. A expectativa é que mil novos policiais federais sejam incorporados ainda em 2025, e outros mil em 2026.
Na ocasião do anúncio, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ressaltou a importância dessas contratações para o fortalecimento do combate ao crime organizado, na segurança das fronteiras e no enfrentamento aos crimes ambientais. A ministra da Gestão, Esther Dweck, informou que as nomeações estão previstas para o final de 2025.
A Polícia Federal será a responsável pela organização e execução de todas as etapas do concurso.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.