Concurso Público
Tendência

INSS planeja novo concurso para analistas em 2025, após dez anos sem edital

É importante ressaltar que o governo tem a prerrogativa de autorizar o pedido integralmente ou com uma redução no número de vagas.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou os preparativos para um novo concurso público, com previsão de lançamento do edital em 2025, voltado para o cargo de analista. A informação foi divulgada pela Federação Nacional dos Servidores do INSS (Fenasps), após a primeira reunião da Mesa Setorial da autarquia.

Embora a data exata e o número de vagas ainda dependam da autorização do Ministério da Gestão e Inovação, a expectativa é alta. O último pedido de concurso feito pelo INSS solicitava mais de 1,8 mil vagas, o que pode dar uma dimensão do quantitativo que pode ser autorizado para o próximo edital.

Em 2023, o INSS havia encaminhado um pedido ao Governo Federal para a abertura de 7.655 vagas, distribuídas entre:

  • Nível médio: técnico do seguro social (5.819 vagas);
  • Nível superior: analista do seguro social (1.836 vagas).

É importante ressaltar que o governo tem a prerrogativa de autorizar o pedido integralmente ou com uma redução no número de vagas. O último concurso autorizado para o INSS ofereceu mil vagas, todas para o cargo de técnico. Contudo, o pedido anterior já incluía vagas para analistas, o que reforça a expectativa para o novo edital.

O último concurso para analistas do INSS foi realizado em 2015, ou seja, há dez anos. Naquela ocasião, o concurso destinou-se a profissionais com formação superior em Serviço Social. A banca organizadora foi o Cebraspe (anteriormente conhecido como Cespe/UnB). O certame ofertou 150 vagas para Analista do Seguro Social, exigindo dos candidatos diploma de nível superior em Serviço Social e registro no respectivo conselho de classe. A taxa de inscrição foi de R$80.

A avaliação dos candidatos foi feita por meio de provas objetivas, compostas por 120 questões de múltipla escolha, divididas entre Conhecimentos Básicos e Específicos. Para ser aprovado, o candidato precisava alcançar, no mínimo, 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no total da prova. As provas foram aplicadas em todas as capitais brasileiras, garantindo ampla acessibilidade aos candidatos. O concurso teve validade de um ano, prorrogável por igual período, conforme a necessidade do INSS.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.