A definição da banca organizadora do concurso da Polícia Penal da Paraíba foi finalmente anunciada. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) será o responsável pela organização e execução do certame, conforme informações divulgadas por fontes do governo estadual. A Sesap-RN também publicou contrato com a banca Idecan, mostrando a expertise da instituição em concursos.
A oficialização da escolha do Idecan será formalizada com a publicação da portaria no Diário Oficial do estado. A expectativa é que, após a assinatura do contrato entre as partes, o edital seja divulgado em breve.
A escolha do Idecan ocorreu após a desclassificação do Instituto Access na disputa para organização do concurso. Segundo o secretário de Administração do estado, Tibério Lima, a desclassificação se deu por falta de capacidade técnica da banca.
Detalhes do concurso
A previsão é que o edital seja publicado no primeiro semestre de 2025. O concurso da Polícia Penal da PB oferecerá um total de 1.000 vagas, divididas em 500 para preenchimento imediato e 500 para formação de cadastro reserva.
Para concorrer a uma das vagas, é necessário possuir nível superior de formação. O salário inicial para a carreira é de R$ 4.844,14.
De acordo com o projeto básico do concurso, os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Prova objetiva
- Prova de títulos
- Exame Psicológico
- Exame Toxicológico
- Exame de Aptidão Física
- Investigação Social
- Curso de formação
A prova objetiva será composta por 100 questões de múltipla escolha, sendo 60 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.
Exame de Aptidão Física (EAF)
O exame de aptidão física avaliará as seguintes capacidades dos candidatos:
- Força muscular
- Resistência muscular
- Potência muscular
- Flexibilidade muscular
- Aptidão cardiorrespiratória
- Coordenação neuromuscular
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.