Ciência

Relatório da Nasa detalha apoio histórico ao setor espacial comercial e avanço na montagem do foguete Artemis II

A Nasa divulgou um relatório abrangente nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, analisando 17 mecanismos que impulsionaram o crescimento do setor espacial comercial dos Estados Unidos. O documento, intitulado “Enabling America on the Space Frontier: The Evolution of NASA’s Commercial Space Development Toolkit”, detalha como a agência espacial tem fomentado o desenvolvimento de empresas como SpaceX e Rocket Lab, que desempenham um papel cada vez maior nas missões espaciais.

O economista-chefe da Nasa, Alex MacDonald, destacou que este é o estudo mais aprofundado já produzido pela agência sobre sua contribuição para o setor espacial comercial. O relatório revela que a Nasa tem estimulado avanços em áreas como comunicações por satélite, lançamentos e sensoriamento remoto, além de desenvolver novos modelos contratuais para incentivar a participação do setor privado.

Ao longo de sua história, a Nasa apoiou o desenvolvimento do setor espacial comercial em quatro períodos distintos:

  • 1915–1960: Período da National Advisory Committee on Aeronautics (NACA), precursora da Nasa, e os anos pré-Apollo.
  • 1961–1980: Era Apollo.
  • 1981–2010: Era do ônibus espacial.
  • 2011–presente: Era comercial pós-ônibus espacial.

Esses períodos foram definidos por tecnologias dominantes, programas e tendências econômicas, detalhados no relatório. Os 17 mecanismos que a Nasa utiliza para apoiar o setor comercial incluem:

Mecanismos de Apoio ao Desenvolvimento Espacial Comercial da NASA:

  • Contratos e acordos de parceria
  • Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&DT)
  • Disseminação de pesquisa e dados científicos
  • Educação e desenvolvimento de força de trabalho
  • Engajamento e mobilidade externa da força de trabalho
  • Transferência de tecnologia
  • Suporte técnico
  • Infraestrutura habilitadora
  • Lançamento
  • Suporte direto no espaço
  • Padrões e estrutura regulatória
  • Suporte ao engajamento público
  • Engajamento da indústria
  • Engajamento de capital de risco
  • Estimulação de mercado
  • Financiamento
  • Análise econômica e due diligence
  • Capacidades de narrativa

A Nasa apoia o setor comercial em diversas áreas, desde voos espaciais até cadeias de suprimentos. Capacidades de pequenos satélites, novos foguetes menores e programas como o CLPS (Commercial Lunar Payload Services) e destinos comerciais de órbita terrestre baixa, são apenas alguns exemplos da crescente participação do setor privado no setor espacial. O relatório ainda aborda outras formas indiretas de apoio ao setor, como análises econômicas e envolvimento de estudantes.

A agência está cada vez mais utilizando capacidades comerciais como padrão para suas missões, o que indica um forte desenvolvimento tecnológico na era comercial pós-ônibus espacial, comparável à corrida espacial da era Apollo. A Nasa pretende continuar incentivando as atividades comerciais espaciais com a implementação desses 17 mecanismos no futuro.


Em outra frente, a Nasa avançou na montagem do foguete SLS (Space Launch System) para a missão Artemis II. A agência iniciou a integração vertical do estágio central do foguete no Vehicle Assembly Building (VAB) do Kennedy Space Center, na Flórida. A High Bay 2 do VAB foi equipada com novas ferramentas para facilitar a montagem vertical do estágio central do SLS.

Em meados de dezembro, a equipe suspendeu o estágio central totalmente montado a 225 pés de altura, o que permitiu que fosse finalizado o trabalho vertical antes de ser empilhado no lançador móvel 1. Isso possibilitou que a equipe continuasse a empilhagem dos foguetes auxiliares sólidos na High Bay 3 simultaneamente. A mudança para High Bay 2 permite que técnicos da Nasa e da Boeing tenham acesso de 360 graus a todo o estágio central, tanto interna quanto externamente. O fornecedor Futuramic Tool and Engineering, com sede em Michigan, liderou o projeto e a construção da ferramenta do Centro de Integração Vertical do Estágio Central.

Chad Bryant, gerente adjunto do NASA SLS Stages Office, explicou que as ferramentas da High Bay 2 foram adiantadas para a missão Artemis II, o que permitirá concluir o trabalho mais cedo do que o previsto. Essa mudança também duplicou a área utilizável no VAB, dando aos engenheiros acesso simultâneo às High Bays 2 e 3. Além disso, libera espaço nas instalações da Nasa em Michoud para continuar trabalhando nos elementos individuais para futuros estágios centrais do SLS.

A High Bay 2 tem um histórico de apoio a programas de exploração da Nasa. Durante o programa Apollo, ela foi usada para empilhar o foguete Saturn V e, durante o programa do ônibus espacial, ela foi utilizada para verificação e armazenamento do tanque externo. Para a missão Artemis III, todas as estruturas principais para o estágio central do SLS continuarão a ser produzidas nas instalações de Michoud. Após a conclusão da fabricação e aplicação do sistema de proteção térmica, a seção do motor será enviada para Kennedy para finalização.

De acordo com Steve Wofford, gerente do SLS Stages Office, o estágio central 3 marca uma mudança significativa na forma como os estágios centrais são construídos. A capacidade vertical na High Bay 2 permite processar de forma paralela o estágio de cima para baixo, o que aumenta a eficiência da montagem. O estágio central totalmente montado para Artemis II chegou em 23 de julho de 2024, e permaneceu na horizontal até ser levado para a High Bay 2.

As equipes em Michoud estão equipando os elementos restantes do estágio central para Artemis III. Os quatro motores RS-25 para a missão Artemis III estão prontos no Stennis Space Center e serão transportados para o Kennedy em 2025. Estruturas principais do estágio central e do estágio superior de exploração estão em produção em Michoud para Artemis IV e além. A Nasa tem como objetivo levar a primeira mulher, a primeira pessoa de cor e o primeiro astronauta parceiro internacional à Lua sob o programa Artemis.

O SLS é essencial para a exploração espacial profunda da Nasa, juntamente com a espaçonave Orion, sistemas terrestres, trajes espaciais avançados, rovers, o Gateway em órbita lunar e sistemas comerciais de pouso humano. O SLS é o único foguete capaz de enviar Orion, astronautas e suprimentos à Lua em um único lançamento.

Para mais informações sobre as missões da Nasa, visite:https://www.nasa.gov

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.