Ciência

Polo Norte Magnético altera sua posição, exigindo calibração de sistemas de navegação

O Polo Norte Magnético mudou oficialmente de posição, exigindo que sistemas de navegação de navios, aviões e até mesmo o trenó do Papai Noel sejam recalibrados. Essa alteração contínua, que desvia o polo magnético do Canadá em direção à Sibéria, levou à atualização do Modelo Magnético Mundial (WMM).

Especialistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA e do Serviço Geológico Britânico (BGS) colaboraram na produção de um WMM mais preciso, uma revisão que ocorre a cada cinco anos. Enquanto o Polo Norte geográfico permanece fixo, o Polo Norte Magnético, ponto onde o campo magnético da Terra aponta diretamente para baixo, está em constante movimento devido às alterações no núcleo do planeta.

De acordo com William Brown, modelador do campo geomagnético do BGS, “O comportamento atual do norte magnético é algo que nunca observamos antes”. Ele explica que, desde 1500, o polo se deslocava lentamente próximo ao Canadá. No entanto, nos últimos 20 anos, a velocidade aumentou em direção à Sibéria, com uma desaceleração repentina nos últimos cinco anos, caindo de 50 para 35 quilômetros por ano. Esta foi a maior desaceleração já registrada.

Pesquisas sugerem que a movimentação do Polo Norte Magnético é influenciada por dois grandes lobos magnéticos, um sob o Canadá e outro sob a Sibéria. Essas mudanças podem ser tão drásticas que exigem atualizações emergenciais fora do ciclo regular de cinco anos.

O novo modelo magnético oferece um mapa mais preciso e com maior detalhamento, com resolução espacial de aproximadamente 300 km no equador, em comparação aos 3.300 km do modelo anterior. Segundo a equipe do BGS, uma viagem de 8.500 km da África do Sul ao Reino Unido, usando o WMM antigo para navegação, resultaria em um desvio de 150 km do destino final. Empresas de mapeamento, logística, governos e agências oficiais já estão implementando as devidas atualizações.

A boa notícia é que as atualizações para nossos celulares e sistemas de navegação por satélite ocorrerão automaticamente, sem que seja preciso realizar qualquer ação.

O Polo Norte Magnético foi descoberto por Sir James Clark Ross no norte do Canadá em 1831. Desde então, pesquisadores o rastreiam com maior precisão através de medições terrestres e leituras de satélites no espaço.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.