Ciência
Tendência

Pílula anticoncepcional masculina sem hormônios entra em testes clínicos pela primeira vez

Ao contrário dos métodos contraceptivos femininos hormonais, que podem causar efeitos colaterais indesejados como ganho de peso e depressão, a YCT-529, por não influenciar os hormônios sexuais, busca evitar esses problemas.

Uma pílula anticoncepcional masculina que não utiliza hormônios está sendo submetida a testes clínicos pela primeira vez na história. O medicamento, denominado YCT-529, apresentou resultados promissores ao limitar a produção de espermatozoides em ratos e primatas não humanos, com mínimos efeitos colaterais.

Em testes com ratos, o contraceptivo começou a fazer efeito em um mês de uso, reduzindo as chances de gravidez em parceiras em quase 100%. Macacos machos necessitaram de uma dosagem maior de YCT-529, que também causou uma rápida diminuição na contagem de espermatozoides sem efeitos colaterais graves.

Um aspecto importante é que os animais recuperaram a fertilidade após a suspensão do medicamento. A droga também não provocou alterações significativas em três hormônios importantes para a produção de esperma: testosterona, FSH ou inibina B. As informações são do Science Alert.

Ao contrário dos métodos contraceptivos femininos hormonais, que podem causar efeitos colaterais indesejados como ganho de peso e depressão, a YCT-529, por não influenciar os hormônios sexuais, busca evitar esses problemas. Métodos não hormonais têm se mostrado promissores, levando esperança para o desenvolvimento de contraceptivos masculinos mais seguros e eficazes. 

A fase 1 dos testes clínicos da YCT-529 já foi concluída, e embora os resultados ainda não tenham sido divulgados, foram considerados suficientemente positivos para avançar para a fase 2, que avalia a segurança e eficácia. O estudo teve início na Nova Zelândia em setembro de 2024.

De acordo com a química medicinal Gunda Georg, da Universidade de Minnesota, uma pílula masculina segura e eficaz proporcionará mais opções para casais no controle da natalidade, permitindo uma divisão mais equitativa da responsabilidade pelo planejamento familiar e proporcionando autonomia reprodutiva para os homens.”

O laboratório de Georg investiga a YCT-529 há anos devido ao seu impacto em uma proteína chamada receptor alfa do ácido retinoico (RAR). Esse receptor interage com o ácido retinoico – um metabólito da vitamina A – para influenciar o crescimento celular, a formação de espermatozoides e o desenvolvimento embrionário.

A YCT-529 bloqueia o RAR-alfa e, por atingir apenas essa versão do receptor, limita os possíveis efeitos colaterais. A pesquisa em andamento recebeu financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde e reúne cientistas da Universidade de Columbia, da Universidade de Minnesota e da empresa farmacêutica YourChoice Therapeutics.

Nadja Mannowetz, diretora científica e fundadora da YourChoice Therapeutics, afirma que os estudos em animais lançaram as bases para os ensaios clínicos em humanos da YCT-529, que estão progredindo de forma eficiente. Ela acrescenta: Com a taxa de gravidez não intencional em quase 50% nos EUA e globalmente, precisamos de mais opções de contraceptivos, principalmente para homens.”

YCT-529 não é o único controle de natalidade masculino não hormonal em exploração. Um estudo de 2024 testou outro composto, chamado CDD-2807, que impede que camundongos machos gerem ninhadas quando injetado. Ainda não está passando por ensaios clínicos.

Um estudo de 2023 revelou que mais de três quartos dos mais de 2.000 homens entrevistados estariam dispostos a usar novos contraceptivos.

Mannowetz disse em um recente comunicado à imprensa: As mulheres têm arcado com o fardo da prevenção da gravidez por muito tempo. Ela complementa: Os dados continuam a mostrar que os homens querem ajudar e estão dispostos a experimentar novas opções de controle de natalidade. Os dados também mostram que as mulheres confiam neles para fazê-lo. Após quase dois séculos sem inovação no controle de natalidade masculino, é hora de mudar, e estamos satisfeitos por fazer parte disso.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.