Ciência

Pequenas colheres revelam uso de estimulantes em batalhas da Era Romana

Uma pesquisa recente sugere que guerreiros germânicos da Era Romana utilizavam pequenas colheres para administrar estimulantes durante as batalhas. A descoberta, publicada na Praehistorische Zeitschrift, revira a compreensão tradicional sobre o uso de drogas em culturas fora do Império Romano.

Arqueólogos e biólogos da Universidade Maria Curie-Skłodowska, na Polônia, analisaram 241 utensílios em formato de colher encontrados em sítios funerários da Escandinávia, Alemanha e Polônia. Esses objetos, com cabos de 4 a 7 centímetros e uma concavidade de 1 a 2 centímetros de diâmetro, eram frequentemente anexados aos cintos dos guerreiros, sem desempenhar função na utilidade do cinto em si.

A localização dos artefatos é significativa. Eles foram encontrados em locais de sacrifícios associados à guerra, ou em conjunto com armas, sugerindo uma forte ligação com o contexto bélico. Segundo os pesquisadores, Anna Jarosz-Wilkołazka, Anna Rysiak e Andrzej Jan Kokowski, a presença das colheres em contextos militares aponta para o uso de estimulantes pelos guerreiros.

“Isso”, escrevem os pesquisadores em seu artigo, “permite que se apresente a tese de que este utensílio era parte comum da armadura de um guerreiro, e a partir daí é próximo a concluir que a estimulação farmacológica de guerreiros frente ao estresse e ao esforço era a ordem do dia.”

Embora o uso de drogas como o ópio seja bem documentado na Grécia e em Roma, a utilização de narcóticos e estimulantes em outras culturas antigas permanece pouco estudada. Acreditava-se, até então, que o álcool era a principal substância usada pelos chamados “bárbaros”, ao menos até períodos posteriores da história, como indica esta pesquisa.

A equipe investigou várias plantas que poderiam ter sido usadas como estimulantes, incluindo fungos, papoula do ópio, lúpulo, cânhamo, meimendro e solanáceas como beladona e estramônio. Apesar da variedade de plantas com propriedades estimulantes disponíveis, a identificação precisa da(s) substância(s) usada(s) ainda é um desafio, dado o tempo transcorrido.

A equipe destaca a importância do estudo para a compreensão da vida dos nossos ancestrais. “Parece que a consciência dos efeitos de vários tipos de preparações naturais no corpo humano implicava conhecimento de sua ocorrência, métodos de aplicação”, escrevem os pesquisadores, “e o desejo de usar conscientemente essa riqueza para fins medicinais e rituais.”

O estudo destaca o uso de estimulantes em conflitos militares ao longo da história. Como exemplos, são citados o uso de cocaína na Primeira Guerra Mundial, a utilização de anfetaminas e metanfetaminas por forças Aliadas e do Eixo na Segunda Guerra Mundial, e a distribuição de 225 milhões de pílulas estimulantes, incluindo Dexedrina, para as tropas americanas na Guerra do Vietnã (entre 1966 e 1969). Há até mesmo relatos recentes sobre o uso de anfetaminas por soldados russos na guerra na Ucrânia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.