Janeiro de 2025 reserva um espetáculo celeste para os observadores do céu, com a possibilidade de visualizar quatro planetas brilhantes simultaneamente. Além disso, o mês trará a aproximação de Vênus e Saturno, a ocultação de Marte pela Lua e a tão aguardada chuva de meteoros Quadrântidas.
Quatro Planetas em Uma Única Visão
Durante as primeiras horas da noite, Vênus e Saturno serão visíveis no sudoeste, enquanto Júpiter brilhará intensamente no alto do céu. Marte surgirá no leste. Embora Urano e Netuno também estejam presentes, eles não serão visíveis sem o auxílio de um telescópio. A ocorrência de quatro ou cinco planetas brilhantes visíveis ao mesmo tempo não é um evento anual, o que torna janeiro um período especial para a observação.
Essa configuração planetária, apesar de ser chamada de “alinhamento” por alguns, é na verdade um fenômeno comum. Os planetas orbitam o Sol ao longo da eclíptica, o plano do sistema solar. Isso explica por que, frequentemente, os planetas parecem se aproximar uns dos outros quando vistos da Terra.
Conjunção de Vênus e Saturno
Ao longo de janeiro, Vênus e Saturno se aproximarão gradualmente, atingindo seu ponto mais próximo nos dias 17 e 18. Nesse período, os dois planetas parecerão estar separados por apenas alguns dedos de distância no céu, cerca de 2 graus. Embora pareçam próximos, a distância entre eles no espaço é de centenas de milhões de quilômetros.
Marte em Oposição e Ocultação pela Lua
Marte estará em oposição neste mês, o que significa que ele estará diretamente oposto ao Sol em relação à Terra, formando uma linha reta. Essa configuração faz com que Marte pareça maior e mais brilhante. Este fenômeno ocorre a cada dois anos, aproximadamente, e esta será uma oportunidade para observar o planeta onde a NASA mantém cinco missões ativas. Além disso, na noite do dia 13, a Lua passará em frente a Marte, ocultando o planeta para observadores nos Estados Unidos e no leste do Canadá. O horário exato da ocultação varia conforme a localização.
Chuva de Meteoros Quadrântidas
A chuva de meteoros Quadrântidas atingirá seu pico na madrugada do dia 3 de janeiro. Espera-se uma frequência de 20 a 30 meteoros por hora sob céus claros e escuros. A ausência de interferência da Lua torna esta edição da chuva de meteoros particularmente favorável para observação, especialmente a partir do Hemisfério Norte.
Para observar o maior número de meteoros, recomenda-se observar após a meia-noite, longe das luzes da cidade, permitindo que os olhos se adaptem à escuridão. A taxa de meteoros será maior conforme o amanhecer se aproxima, e áreas rurais oferecem melhor visibilidade do que áreas urbanas.
Fases da Lua em Janeiro de 2025
Para auxiliar os observadores, seguem as fases da Lua para janeiro de 2025, conforme informações divulgadas pela NASA:
[informações sobre as fases da lua para Janeiro de 2025 que foram apresentadas em formato de imagem foram excluídas pois não podem ser apresentadas aqui]
Para mais informações sobre as missões da NASA e descobertas do sistema solar, acesse science.nasa.gov.
Embed do Vídeo da NASA
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.