No âmbito da campanha Artemis da NASA, que visa levar astronautas à superfície lunar, uma nova geração de trajes espaciais e veículos exploradores está sendo desenvolvida para apoiar as atividades de pesquisa na região do Polo Sul da Lua. Recentemente, a agência concluiu a primeira fase de testes com três *Veículos Terrestres Lunares (LTVs)* de propriedade e desenvolvimento comercial, provenientes das empresas Intuitive Machines, Lunar Outpost e Venturi Astrolab.
Como parte de um estudo de viabilidade com duração de um ano, cada empresa entregou um protótipo estático de seu veículo no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston, no final de setembro. Os testes dos rovers começaram em outubro e foram concluídos em dezembro, dentro da instalação de testes do *Active Response Gravity Offload System (ARGOS)*. Para simular a gravidade lunar, que é um sexto da gravidade terrestre, o ARGOS cria um ambiente analógico capaz de realizar simulações de gravidade reduzida.
Testes e Avaliações
As equipes de engenharia da NASA realizaram testes com astronautas e engenheiros, que atuaram como sujeitos de teste. Durante as atividades, eles executaram tarefas, manobras e simulações de emergência em cada veículo. Os astronautas forneceram feedback sobre a funcionalidade de cada projeto de veículo, avaliaram as interfaces de exibição e os controles, e ajudaram a identificar possíveis problemas de segurança. O feedback coletado será compartilhado com os provedores comerciais para que eles possam incorporar as mudanças com base nas lições aprendidas.
Protótipos e Empresas Envolvidas
Os protótipos de rovers incluem:
- FLEX da Astrolab
- Moon RACER da Intuitive Machines
- Eagle da Lunar Outpost
Durante os testes, foram utilizados dois modelos de trajes espaciais: o protótipo planetário da Unidade de Mobilidade Extraveicular de Exploração da NASA e a Unidade de Mobilidade Extraveicular Axiom da Axiom Space. As equipes avaliaram as interações entre a tripulação, os trajes espaciais e os protótipos dos LTVs.
Simulação de Gravidade Lunar e Tarefas
Ao usarem o protótipo de traje espacial da NASA, os membros da tripulação foram suspensos pelo sistema ARGOS, simulando a gravidade lunar. Isso permitiu que eles executassem tarefas como coletar ou armazenar ferramentas de geologia lunar, implantar cargas úteis científicas e manusear equipamentos de carga, simulando um ambiente lunar real.
Com o traje espacial pressurizado da Axiom Space, as equipes avaliaram a facilidade ou dificuldade na mobilidade dos tripulantes ao entrarem e saírem dos rovers. A avaliação incluiu também o compartimento da tripulação e o design, bem como a funcionalidade ao interagir com as interfaces de exibição e controles manuais usando as luvas grossas dos trajes espaciais.
Simulações de Emergência
As equipes também conduziram simulações de emergência, em que os engenheiros simularam o resgate de um membro da tripulação incapacitado. Os rovers devem ser projetados para permitir que um astronauta resgate seus companheiros em caso de emergência.
Próximos Passos
Após a seleção das empresas, a Intuitive Machines, Lunar Outpost e Venturi Astrolab têm trabalhado para cumprir os requisitos da NASA por meio de uma revisão preliminar de design. Em 2025, a agência planeja emitir uma solicitação de propostas para uma missão de demonstração. O objetivo é continuar a desenvolver os LTVs, levá-los à superfície da Lua e validar seu desempenho e segurança antes da missão Artemis V, quando a NASA pretende iniciar o uso dos veículos em operações tripuladas.
Steve Munday, gerente do projeto LTV, destacou que “Este é o primeiro marco importante de teste dentro do contrato de Serviços de Veículos Terrestres Lunares, e ter veículos reais entregues apenas quatro meses após a adjudicação das empresas é notável.”
A campanha Artemis é fundamental para a exploração lunar, evolução tecnológica e benefícios econômicos, servindo como base para futuras missões tripuladas a Marte. Para saber mais sobre os rovers, trajes e ferramentas que ajudarão os astronautas Artemis a explorar a Lua, visite o site da NASA.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.