A NASA está realizando testes com uma nova tecnologia para medir as ondas de choque produzidas pelo seu avião experimental supersônico silencioso, o X-59. O objetivo é aprimorar a compreensão de como reduzir o ruído dos aviões supersônicos, tornando-os mais amigáveis ao meio ambiente e menos perturbadores para as comunidades próximas a aeroportos.
Sonda de Detecção de Impactos: Uma Ferramenta Crucial
Para essa tarefa crucial, a agência espacial americana desenvolveu uma sonda de detecção de impactos, um instrumento em forma de cone equipado com sensores de pressão. Essa sonda, criada por pesquisadores do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA, em Edwards, Califórnia, existe em duas versões: uma para medir as ondas de choque em campo próximo (muito perto do X-59) e outra para medições de campo médio, coletando dados em altitudes entre 5.000 e 20.000 pés abaixo do avião.
Funcionamento da Sonda
A sonda, com aproximadamente 1,80 metros de comprimento, é fixada na ponta de um avião F-15B. Durante os voos de teste, o F-15B acompanha o X-59, coletando milhares de amostras de pressão por segundo. Mike Frederick, pesquisador principal da NASA para o projeto, explica: “Uma sonda de detecção de impactos atua como fonte da verdade, comparando os dados previstos com as medições do mundo real”. A sonda possui cinco *portos de pressão*, um na ponta e quatro ao redor do cone, que medem os *impactos de pressão estática* conforme a aeronave atravessa as ondas de choque. Esses dados são combinados para calcular a pressão local, a velocidade e a direção do fluxo de ar.
Calibração e Aprimoramentos
Antes dos testes com o X-59, a sonda foi calibrada em voos de teste com um segundo F-15B voando em velocidade supersônica. Essas etapas de calibração ajudaram a refinar o design e a corrigir problemas que foram encontrados em versões anteriores da sonda. Por exemplo, as atualizações incluíram o reposicionamento dos *transductores de pressão*, aproximando-os de seus respectivos *portos* para melhorar a precisão e reduzir a distorção nos dados. Além disso, um sistema de aquecimento foi implementado para manter os transductores a uma temperatura constante, minimizando as flutuações em condições variáveis.
Missão Quesst: O Objetivo Final
Os dados coletados pela sonda de detecção de impactos serão fundamentais para a missão Quesst (Quiet Supersonic Technology), que visa validar os modelos computacionais de previsão de ondas de choque do X-59. A capacidade de detectar pequenas mudanças de pressão é especialmente importante, considerando que as ondas de choque geradas pelo X-59 serão significativamente mais fracas do que as de aviões supersônicos convencionais. Segundo Frederick, “A sonda cumprirá os requisitos de resolução e precisão da missão Quesst. Este projeto mostra como a NASA pode tomar tecnologia existente e adaptá-la para resolver novos desafios”. Assim como em outros projetos da NASA, como o desenvolvimento de tecnologias para combater a poeira lunar, a agência investe em inovação para superar obstáculos tecnológicos.
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