Ciência
Tendência

NASA simula gravidade lunar em testes para preparar tecnologias para a Lua

A NASA deu um passo importante na preparação de tecnologias para futuras missões lunares. Em 4 de fevereiro de 2025, a agência espacial realizou um teste de voo suborbital, simulando a gravidade da Lua para 17 instrumentos e experimentos.

O teste foi realizado a bordo do sistema de foguete suborbital reutilizável New Shepard da Blue Origin, lançado em West Texas às 10h00 CST. Com o apoio do programa Flight Opportunities da NASA, a cápsula do New Shepard foi adaptada para replicar a gravidade lunar – aproximadamente um sexto da gravidade da Terra – durante cerca de dois minutos de voo.

Danielle McCulloch, executiva do programa Flight Opportunities da NASA, destacou a importância da colaboração com empresas comerciais:

“Empresas comerciais são cruciais para ajudar a NASA a se preparar para missões à Lua e além. Quanto mais similar um ambiente de teste for ao ambiente operacional de uma missão, melhor. Então, fornecemos um apoio substancial a este teste de voo para expandir as capacidades disponíveis do veículo, ajudando a garantir que as tecnologias estejam prontas para a exploração lunar.”

Greg Peters, gerente do programa Flight Opportunities, complementa:

“Um período prolongado de gravidade lunar simulada é um regime de teste importante para a NASA. É crucial para reduzir o risco de inovações que podem um dia ir para a superfície lunar.”

Além de garantir assentos para as tecnologias a bordo deste voo – 16 cargas úteis dentro da cápsula e uma montada externamente – o programa Flight Opportunities da NASA também contribuiu para as atualizações do New Shepard, visando fornecer o ambiente necessário para avançar a preparação dos equipamentos para a Lua e outras missões de exploração espacial. Inclusive, a Blue Origin lançou o foguete New Glenn e alcançou órbita em primeira tentativa.

Entre os experimentos, destaca-se o LUCI (Lunar-g Combustion Investigation), que busca entender a inflamabilidade de materiais na Lua em comparação com a Terra. Este estudo é crucial para a segurança de astronautas em habitats lunares e pode influenciar o design de futuros dispositivos de combustão.

Outras cargas úteis da NASA incluíram sete do programa Game Changing Development, focados em mitigar o impacto da poeira lunar e realizar atividades de construção e escavação na superfície lunar. Três outros experimentos testaram instrumentos para detectar água subterrânea na Lua e estudar a física do fluxo e mudanças de fase em gravidade lunar. Complementando o conjunto, havia cargas úteis da Draper, Honeybee Robotics, Purdue University e University of California em Santa Barbara. A Nasa planeja avanços na pesquisa lunar com retrorefletor de nova geração.

 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.